9 de agosto de 2013

Propostas vocacionais para terceira semana de Agosto

Já adiantando o material para que todos possam se preparar bem e utilizá-lo da melhor forma possível.
Um abraço e muita força neste grande desafio da Animação Vocacional que é responsabilidade de toda a comunidade.
 

Encontro para catequese

3o ENCONTRO
A VIDA RELIGIOSA
(3a semana de agosto)
 

Preparação do ambiente: Se possível com fotos de religiosos e religiosas conhecidos(as) da própria comunidade; algum cartaz com frases como: “Obrigado, Senhor, pela vocação religiosa na Igreja”, “ser religioso(a) é, antes de tudo, dar testemunho de Cristo Pobre, Casto e Obediente”; panfletos ou folders que tratam da Vida Religiosa ou da congregação religiosa que serve a comunidade local (se tiver); Escolher algum canto vocacional que poderá ser usado durante o encontro.
 

Fato da Vida:
Narrador 1: Maura era uma moça muito prendada e querida. Tinha muitos amigos e amigas, praticava esportes e sabia se divertir. Sua família pensava que ela se casaria e teria uma bela família, seria uma senhora de sociedade. Como era muito inteligente, foram-lhe oferecidas muitas oportunidades para se preparar para a vida. Não era de família rica, mas nada lhe faltava. Poderíamos dizer que esta moça tinha um brilhante futuro pela frente.
Narrador 2: A família também era muito religiosa e procurou educá-la também neste sentido. Teve uma boa catequese, participava das celebrações da comunidade e até de um grupo de adolescentes e mais tarde de jovens. Ninguém imaginava que aquela garota um dia se tornasse freira.
Narrador 1: Ela, em segredo, vinha se perguntando: “será que Deus não está querendo algo a mais de mim?” E se ele me estivesse chamando para a vida religiosa? Será que minha família me apoiaria?
Narrador 2: Certo dia conversou com um padre amigo, buscando ajuda para o seu discernimento. Lá pelas tantas o padre amigo lhe apresentou uma religiosa que havia trabalhado, inclusive, na África. A primeira coisa que Maura perguntou à irmã, olhando bem nos seus olhos, foi:

Uma jovem: “Irmã, você é feliz?”
Narrador 1: “É claro que sou feliz”, respondeu a irmã. E acrescentou: “Se eu tivesse que nascer de novo, eu escolheria novamente ser religiosa”.  E contou-lhe um pouco de sua experiência religiosa. Certamente que esta conversa botou mais gasolina na fogueira.
Narrador 2: a estas alturas os familiares já estavam sabendo, bastante assustados, das intenções da garota. Algumas resistências, como é natural, mesmo em famílias muito religiosas, apareceram. Aos poucos, porém, Deus foi agindo também na família, ajudando-a a entender que os filhos não são nossos, mas de Deus. Entenderam que se nós humanos queremos o bem de nossos filhos e sonhamos com a sua felicidade, com muito mais razão Deus.
Narrador 1: Maura continuou seu processo de discernimento, sobretudo através da oração. Ela se perguntava: será que Deus está me chamando mesmo para a vida religiosa? “Ele haverá de dar-me um sinal” - pensava ela.
Narrador 2: Um certo dia, enquanto Helena participava de um encontro de espiritualidade, bastante longe de sua cidade, conheceu umas religiosas muito felizes e aí não teve mais dúvidas. Partilhou sua experiência com o sacerdote amigo que a acompanhava no discernimento e este a confirmou no chamado. Comunicou a decisão aos familiares que, a estas alturas, estavam mais preparados para acolher esta vontade de Deus Pai.
Narrador 1: No ano seguinte a garota entrou na casa de formação e foi correspondendo a cada dia à santa vontade de Deus expressa das suas formadoras e na sua consciência. Não foi tudo fácil, não. A saudade da família, os momentos de dúvidas, os desafios que, por vezes, pareciam superiores às suas capacidades humanas... Maura fez seus votos temporários – uma espécie de noivado. Ela se consagrou a Jesus e Às suas causas nos votos de pobreza, castidade e obediência. Mais tarde fez votos perpétuos – o seu casamento com Jesus.
Narrador 2: Hoje Maura é uma pessoa muito feliz, como ela mesma, seus pais, seus amigos e, sobretudo, como Deus queria que ela o fosse. Agora todos entendem aquela frase que diz: “Vocação acertada, futuro feliz”. Quanto bem ela está fazendo às pessoas que precisam de seus cuidados: crianças, jovens e adultos que desejam conhecer Jesus; pobres e doentes que são Jesus prá ela... as comunidades que celebram a vida com a ajuda da irmã Maura! Quanto bem ela faz à Igreja e à sociedade! Com sua vida doada ela encontra uma alegria que o mundo não pode dar. A alegria que vem do esposo Jesus.
Narrador 1: Hoje também a família está feliz com a realização da filha. Entende que “perdendo” a filha por causa do Reino de Deus ganharam cem vezes mais, conforme a promessa de Jesus.
 

Conversando sobre o fato da vida
1.    Quem conhece alguma história vocacional para a vida religiosa [algum(a) parente, vizinho(a) ou amigo(a)], poderia contar.
2.    O que vocês acham da “resistência” dos familiares da jovem Maura quando ela manifestou sua vocação religiosa? Seria normal esta reação?
3.    O que vocês acham da “insistência” por parte da Maura? E se ela tivesse desistido frente à “resistência” de seus familiares?
4.    Se a Irmã Maura hoje é feliz, é porque... (completar esta frase com as mais diversas opiniões).
5.    Se alguém de nós fosse chamado(a) à vocação religiosa, o que nós diríamos a esta pessoa? (Recolher as diversas opiniões).
 

A Palavra de Deus ilumina a nossa vida (Mt 6,19-21.25-26.31-33)
Animador(a): Vamos ouvir a Palavra de Deus para ver se ela nos ajuda a entender o que é a vocação religiosa.
Leitor 1: (Lê Mt 6,19-21)
Leitor 2: (Lê Mt 6,25-26)
Leitor 1: (Lê Mt 6,31-33)
 

Conversando sobre a Palavra de Deus
Animador(a): Hoje em dia as pessoas estão muito preocupadas com comer, beber e vestir-se. Jesus aprova estas nossas preocupações? O que Ele diz para pessoas preocupadas com estas coisas? (tempo para a conversa); O religioso e a religiosa que decidem fazer de sua vida total dedicação ao Reino ou ao Plano de Amor de Deus, professam solenemente três votos: o voto de POBREZA, o voto de CASTIDADE e o voto de OBEDIÊNCIA. Vamos entender um pouquinho o que são estes votos? Prestem atenção:
Leitor 1: O religioso e a religiosa são pessoas que se ocupam das coisas de Deus na plena confiança de que nada lhes faltará para a sua sobrevivência. Neste sentido é pobre, desapegado das coisas deste mundo, seguindo o exemplo de Jesus que não tinha sequer um travesseiro onde pousar a cabeça. Sua riqueza é Deus, é Jesus, é o Reino de Deus. É o voto de POBREZA.
Leitor 2: O religioso e a religiosa, além de desapegado das coisas, também é desapegado das pessoas (pai, mãe, esposo ou esposa, filhos e amigos). Seu coração está desapegado para poder se dedicar inteiramente ao serviço de Jesus presente nas pessoas. É o voto de CASTIDADE.
Leitor 1: O religioso e a religiosa, além de desapegado das coisas e das pessoas, é desapegado de si próprio (seguranças, projetos, caprichos, etc.) para realizar em sua vida o Projeto do Pai do Céu, a exemplo de Jesus que sempre fazia a Vontade do Pai. É o voto de OBEDIÊNCIA.
Leitor 2: O religioso e a religiosa que vive a POBREZA de Jesus, a CASTIDADE de Jesus e a OBEDIÊNCIA de Jesus, se torna verdadeiramente livre para servir a Deus neste mundo e por isso é muito feliz. Sua doação total por causa do Reino de Deus lhe dá uma alegria ou felicidade que o mundo das coisas e das pessoas não lhe pode dar.


O que fazem os religiosos e as religiosas?
Animador: Quem sabe dizer o que fazem os religiosos e religiosas para o bem dos irmãos e irmãs de Jesus? [Provocar uma conversa onde os catequizandos possam expressar o que sabem. Pode ser que esqueçam que os religiosos(as) também rezam muito, principalmente os(as) de vida contemplativa. Deve-se lembrar que existem também os religiosos que são sacerdotes e, por isso têm, em relação aos outros religiosos, um modo diferenciado de servir a Igreja; lembrar também que os religiosos e religiosas pertencem a Congregações Religiosas e que tiveram um(a) fundador(a) que, ajudado(a) pelo Espírito Santo, entendeu que lhe cabia uma missão própria (carisma) no serviço da Igreja ou da humanidade].
 

Nossa reflexão se faz oração
Animador(a): Agora vamos louvar e agradecer a Deus Pai, Filho e Espírito Santo pela vocação religiosa na Igreja e também vamos pedir ao Senhor da colheita para que chame mais religiosos e religiosas para o seu serviço.
Leitor 1: Nós vos louvamos e agradecemos Deus Pai, Filho e Espírito Santo pelos religiosos e religiosas que se dedicam à educação das crianças e jovens, a cuidado dos doentes, à animação das pastorais e dos movimentos;
Resposta: Obrigado, Senhor! 
Leitor 2: Nós vos louvamos e agradecemos Deus Pai, Filho e Espírito Santo pelos religiosos e religiosas que estão em terras missionárias e pelos que se dedicam à oração em favor da Igreja;
Resposta: Obrigado, Senhor! 
Leitor 1: Nós vos louvamos e agradecemos Deus Pai, Filho e Espírito Santo pelos religiosos e religiosas que oferecem seus sofrimentos e enfermidades em favor de seus irmãos e irmãs que andam afastados de vós;
Resposta: Obrigado, Senhor! 
Leitor 2: Nós vos pedimos Deus Pai, Filho e Espírito Santo que continueis a chamar do nosso meio, de nossas famílias, escolas e comunidades, alguns e algumas de nós que possam entender o valor da vida religiosa e se consagrar a vós nos votos de Pobreza, Castidade e Obediência por amor.
Resposta: Obrigado, Senhor! 
(preces espontâneas)
 

Oração final - ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES:
JESUS MESTRE DIVINO, QUE CHAMASTE OS APÓSTOLOS A VOS SEGUIREM, CONTINUAI A PASSAR PELOS NOSSOS CAMINHOS, PELAS NOSSAS FAMÍLIAS, PELAS NOSSAS ESCOLAS, E CONTINUAI A REPETIR O CONVITE A MUITOS DE NOSSOS JOVENS. DAI FORÇA PARA QUE VOS SEJAM FIÉIS, COMO APÓSTOLOS LEIGOS, COMO SACERDOTES, COMO RELIGIOSOS E RELIGIOSAS/ PARA O BEM DO POVO DE DEUS E DE TODA A HUMANIDADE. AMÉM.

Pai Nosso – Ave  Maria – Glória (motivar)

Atividade para desenvolver até o próximo encontro: [pode-se sugerir: rezar pelas vocações, fazer uma entrevista com algum religioso(a), procurar na internet algum testemunho, conversar em casa com os pais a respeito da Vida Religiosa
Trazer para o próximo encontro: Lápis preto, lápis de cor e cartolinas Brancas (5 folhas por sala de catequese)

 

Encontros para grupos diversos
 
TERCEIRA SEMANA
Tema: Vida Consagrada: presença no Reino
 

Ambientação: Dispor, no ambiente, de um vaso de barro/argila: ao lado dele, colocar tarjetas com as palavras “pobreza”, “castidade” e “obediência” para recordar os votos por meio dos quais os consagrados e consagradas se oferecem a Deus e aos irmão(as).

Refrão orante:

A.(Animador): A pobreza, a castidade e a obediência são, muitas vezes, rejeitadas por muitas pessoas. Ninguém deseja ser pobre; tampouco se quer ser submisso ou subserviente aos outros: menos ainda a abstinência sexual ou a dedicação da vida, das energias amorosas e dos desejos a Deus.
T.: A vida consagrada dá novo significado à pobreza, à castidade e à obediência.
L2: Os consagrados fazem da pobreza um modo de viver a partilha; da castidade uma maneira de viver o amor indiviso dedicado radicalmente a Deus e ao próximo; e da obediência vivida na liberdade, uma possibilidade de diálogo em vista do que é essencial: o anúncio do Reino e o testemunho de Cristo.
A.: Cantemos com alegria, agradecendo a Deus pelo dom da vida de muitas pessoas, homens e mulheres que com maravilhosa coragem consagram sua vida para se assemelharem mais radicalmente a Jesus, ao seu projeto e ao seu estilo de vida. Cantemos!
 

Canto Inicial (Um Consagrado para amar – Eliana Ribeiro) (ou outro conhecido)
Venho Senhor me ofertar,
A minha vida consagrar.
Quero renovar o meu sim,
Que tua vontade se faça em mim
Renova Senhor minha vocação.
Um consagrado para amar,
Um consagrado pra se doar,
Um amor que tudo suporta,
Um amor que não dá para improvisar.
Um consagrado para amar,
Um consagrado pra se doar,
Um amor que não busca interesses seus,
É o mais puro amor, o amor de Deus!!!(2vezes)
 

1. MOTIVAÇÃO
A.: O amor une as pessoas. Deus é amor. E não é solitário. As três pessoas da Santíssima Trindade estão vinculadas, além de se constituírem da mesma substância: o amor. Com o coração transbordante de alegria e desejosos de Deus, digamos:
T.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!
L1: O maior tesouro de uma pessoa é a vida, dom de Deus. Os consagrados e consagradas ofertam a vida como tesouro para Deus e para a humanidade.
L2: Com um coração indiviso e cheio de amor, os consagrados e consagradas colocam-se no caminho de seguimento radical. Os Conselhos Evangélicos de pobreza, castidade e obediência antecipam, aqui na terra, o Reino de Deus.
L3: Com um carisma específico, sempre voltado para o bem da Igreja e da humanidade, a Vida Consagrada evoca a primazia do amor, rende graças a Deus pelo dom da consagração e atua nos mais diversos meios para edificar o projeto de Jesus.
L4: Ser religioso, ser consagrado, exige que se tenham uma vida austera e cheia do perfume divino. A oração constante, a vida fraterna em comunidade e a fidelidade sem medidas a Deus são um tesouro na vida religiosa consagrada.
T.: Rendamos graças a Deus por tantos homens e mulheres que, através da pobreza, castidade e obediência, mostram que é possível abrir mão de tudo em vista do Reino.
 

2. ESCUTA DA PALAVRA
A.: A Palavra de Deus alimenta a fome dos consagrados. Junto com a eucaristia, ela traz o sentido maior e a força necessária para viver com fidelidade e amor a consagração. Aclamemos com alegria e entusiasmo essa Palavra. Queremos acolher esta Palavra e deixá-la fecundar a vida. (Cantar e aclamar a Palavra).
Canto: Pela Palavra de Deus – Fr. Luiz Turra.
Pela Palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.
Cristo me chama, Ele é Pastor. Sabe meu nome: fala Senhor.

L1: Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 12,32-48). (Dialogado como segue)
T.: Glória a vós Senhor!
L2: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
L3: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola.
L4: Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas.
L1: Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.
L2: Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá.
L3: E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa.
L4: Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes.
L1: Então Pedro disse: ‘Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?
L2: E o Senhor respondeu: Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?
L3: Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens.
L4: Porém, se aquele empregado pensar: ‘meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, e a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
L1: Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes.
L2: A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”. Palavra da Salvação.
T.: Glória a vós, Senhor!
 

3. MEDITAÇÃO A PARTIR DA PALAVRA
A.: Nesta semana do mês vocacional recordamos de maneira especial a vocação à Vida Consagrada, sinal da presença do Reino no meio de nós. As pessoas que abraçam a Vida Consagrada nos recordam:
T.: Nossos rins devem estar cingidos e nossas lâmpadas acessas.
L1: Significa abraçar os valores do Reino e dar testemunho do Evangelho de Jesus Cristo. Nossas comunidades não dispensam o testemunho dos consagrados e consagradas que assinalam os valores do Reino.
T.: “Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
L2: Jesus ensina os discípulos a se revestirem da pobreza, a acumular um tesouro no céu onde as traças não corroem. A vocação à Vida Consagrada nos lembra a verdade do evangelho:
T.: “Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
L3: Recordemos a frase de Jesus: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino.” Juntos agradeçamos ao Senhor, o Bom Pastor, que olha com carinho para cada um de nós ovelhas de seu rebanho.
T.: Obrigado Senhor por vosso amor de Bom Pastor. Ajuda-nos a construir o vosso Reino. “Reino eterno e universal: reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz”.
L4: Os operários e operárias estão sempre se preparando para a chegada do Senhor.
T.: Senhor, com todos os consagrados e consagradas queremos servir com alegria e amor. Na missão vamos nos preparando para o encontro definitivo convosco. Sabemos que nossa primeira missão é vos amar e semear o amor.
A.: Cantemos ao Senhor que nos convoca à missão de construir e habitar no Reino
Canto de Meditação (à escolha)
 

4. ORAÇÃO
A.: A Vida Religiosa Consagrada é sinal do Reino. Na homilia por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, na Solenidade da Apresentação do Senhor, celebrada em 2 de fevereiro de 2013, o então papa Bento XVI fez um apelo para que os consagrados renovem sua fé. Rezemos pelos inúmeros homens e mulheres de fé que dedicam sua vida radicalmente ao seguimento, ao zelo e à consagração ao Senhor da messe. Rezemos em dois coros:
Lado A: Trindade Santa, fonte de amor e de todo o bem, te agradecemos pelos inúmeros homens e mulheres que consagram-se a Deus para viver radicalmente o seguimento de Cristo pobre, casto e obediente.
Lado B: Te louvamos, Pai, pela beleza e variedade de carismas presentes em nossa Igreja. As várias congregações, ordens religiosas, institutos seculares e outros organismos de consagrações revelam a variedade de dons e de formas de te seguir, Senhor da messe.
Lado A: Jesus amoroso, te agradecemos pela vida de cada consagrado, por teres dado ânimo e vigor na caminhada espiritual, no apostolado e na dedicação radical ao teu serviço. Sejam nossas orações oferendas agradáveis a ti, por tantas maravilhas.
Lado B: Espírito Santo, tu que assistes e inspiras palavras e ações proféticas, bendizemos-te pela permanência junto aos consagrados, fazendo com que em tudo eles contribuam para “renovar a face da terra”.
T.: Amém.
 

5. LOUVOR SUPLICANTE
A.: Ao Deus de bondade que nos chama, ao Filho que nos envia e ao Espírito que nos acompanha, elevemos nossas preces, nossos pedidos amorosos à Trindade.
L3: Pelos carismas religiosos, para que contribuam sempre e cada vez mais com a difusão e testemunho do Reino, rezemos:
T.: Atende, Senhor, a prece do teu povo!
L4: Pelos trabalhos nas áreas de educação, saúde, assistência social, comunicação e apostolado paroquial que tantos consagrados realizam nos ambientes eclesiais, rezemos:
L5: Envia, Senhor, muitas vocações à tua Igreja, especialmente à vida consagrada, para que continuem a missão divina que os fundadores deixaram como herança e como presente às gerações futuras, rezemos:
A.: Pai Santo e Senhor da messe, atende amorosamente os pedidos que te dirigimos com afeto e gratidão. Queremos sempre confiar em ti e depositar nossa esperança no teu projeto. Por Cristo, nosso Senhor.
T.: Amém.

A.: Continuando nossa súplica, rezemos:
T.: Pai-nosso...


Música de Despedida (Antes que te formastes – Gilmer Torres Ruiz)
1. Antes que te formasses dentro do seio de tua mãe. Antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei. Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi. Irás onde enviar-te e o que eu mando proclamarás.
Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim se não o faço. Como escapar de ti, como calar, se tua voz arde em meu peito?
2. Não temas arriscar-te porque contigo eu estarei. Não temas anunciar-me, em tua boca eu falarei. Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar. Para edificares, destruirás e plantarás.
3. Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe. Deixa a tua casa, porque a terra gritando está. Nada tragas contigo pois a teu lado eu estarei. É hora de lutar, porque meu povo sofrendo está.
 

Reflexão e aprofundamento
Tema: Vida Religiosa Consagrada: presença do Reino
Qual a finalidade da Vida Religiosa Consagrada, como presença do Reino? Antes de tudo, sabemos que o chamado é uma iniciativa de Deus a cada pessoa. Deus que chama a uma íntima comunhão com Ele, convidando-nos a conformar nossa vida à do Cristo sob a luz do Espírito Santo. Portanto, a finalidade principal da vida religiosa consagrada é a vivência da primeira consagração na aliança do sacramento do batismo, do qual todos os cristãos leigos também assumem igualmente.
O que diferencia então os religiosos consagrados dos outros cristãos leigos, sendo que todos pelo batismo são consagrados a Deus? O deve diferenciar esta consagração é a forma pela qual vive os religiosos consagrados. Estes, por sua vez, optam pela consagração específica mediante a vivência dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência. Ou seja, vivem o seu batismo de forma radical prometendo manter na aliança batismal o amor a Deus e ao próximo, sendo presença do Reino de Deus. Esta presença do reino de Deus é assumida de maneira radical e profética. Viver a aliança batismal de forma radical era o que queriam os “padres do deserto” e as primeiras comunidades cristãs, originando-se daí a vida religiosa consagrada.
Ao longo dos séculos, foram muitos os homens e as mulheres que se tornaram bons operários e boas operárias para o Reino de Deus, sendo presença e testemunho. Ainda hoje, são muitos os que optam pela consagração específica mediante a vivência dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência. Esta consagração à vida religiosa, adquiri seu pleno significado quando vivida na comunidade eclesial. O carisma da vida religiosa consagrada é essencialmente eclesial, sendo no interior da Igreja sinal e memória, testemunho e profecia dos valores centrais do Evangelho e do Reino. Os religiosos consagrados, por sua vez, “em fidelidade criativa continuam escutando a Deus onde a vida grita” (cf. Plano Global da CLAR, p. 03).
Para melhor compreender a finalidade da vida religiosa consagrada, como presença do Reino, podemos defini-la por um tríplice eixo:
1) A consagração (encontro com Deus): Os religiosos tem necessidade todos os dias de momentos de intimidade com Deus, para purificar suas motivações, para se reabastecerem na fé . Esta intimidade ou amizade com Deus deve ser como que um contínuo ato litúrgico, viver em Deus e por Deus através da consagração. Isto significa pertencer totalmente a Deus. É Deus que incide na vida de cada pessoa consagrada e estabelece com ela uma relação dialógica. A consequência desta relação através do diálogo de Deus vai transformando a história da pessoa consagrada. “Neste diálogo com Deus, compreendemo-nos a nós mesmos e encontramos resposta para as perguntas mais profundas que habitam no nosso coração” (cf. Verbum Domini, nº 23). Em contrapartida a pessoa é convocada a amar a Deus de “todo coração, com toda alma, com todo entendimento e com toda força” (Mc 12, 31); e amar o próximo como a si mesmo (Mc 12, 28-34). Quando falta esta intimidade e amizade com Deus, o religioso ou a religiosa vai perdendo todo o sentido de sua consagração e a comunhão com Deus, com os outros e consigo mesmo vai sendo deteriorada, vai morrendo. É a morte e a deteriorização do “corpo”. É necessário, pois, permitir que o Senhor entre em nossa “casa interior”, na Casa de Betânia: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido!” (Jo 11, 1-16).
2) A comunhão (viver em comunidade): Os religiosos, operários e operárias, se colocam a serviço da grande messe oferecendo tudo o que são e fazem. No dia-a-dia estão inseridos na comunidade e na Igreja local. São presenças vivas do Reino na vida fraterna em comunidade e em comunhão com a Igreja. Não se pode esquecer que o “ser” é que dá sentido ao “fazer”. Para tanto, os religiosos são aqueles homens e mulheres que vivem em comunidade e a experiência comunitária transborda para a Diakonia, para o serviço do anúncio. O anúncio da comunhão de Deus com a humanidade e das pessoas entre si em Jesus Cristo. Este anúncio inclui abrir horizontes no tempo e no espaço. Esta é a missão dos religiosos consagrados: viver em comunidade; servir ao anúncio da Boa-Nova aos pobres e excluídos da sociedade; serem imagens vivas de comunhão. Esta comunhão reconstrói a comunidade no amor. A comunidade “reconstruída no amor, exala o bom perfume que enche toda a casa” (Jo 12,3).
3) A missão (envio a todos). A missão é para a diaconia, para o serviço do Reino. Ao longo dos séculos a vida religiosa consagrada foi, no seio da Igreja, sinal e presença, testemunho vivo de oração e de caridade, de contemplação e de apostolado. Sabemos, pois, que o testemunho aproxima os religiosos consagrados ao modelo da profecia bíblica. Isto leva radicalmente ao compromisso com os pobres, na missão. A missão dos religiosos consagrados trás alguns aspectos específicos, conforme já mencionamos acima como, por exemplo, o anúncio da Boa-Nova, da comunhão. Na missão, os religiosos, além do aspecto do anúncio, trazem também o aspecto da denúncia das injustiças que são frutos do pecado pessoal e social. E, não poderiam faltar mais dois aspectos da missão dos religiosos consagrados desde a centralidade da pessoa de Jesus Cristo. O primeiro é o aspecto do discernimento dos “sinais dos tempos”, ou seja, viver a mística dos “olhos e ouvidos abertos”. A vigilância e a prontidão evangélicas (Lc 32-48). Trata-se de descobrir a vontade de Deus num tempo de “mudanças de época”, “tempos desnorteadores” (cf. DGAE, 2011-2015, nº 20, CNBB). O segundo e último aspecto é o acompanhar, ou seja, colocar os pés no caminho, ser presença do Reino de Deus na vida de todos os seres humanos, sem exclusões.
Por fim, a vida religiosa consagrada, como presença do reino, mesmo “atravessando uma etapa de crises” ajuda os religiosos a tomar consciência de sua vocação e os interpela diante da presença do Espírito nos novos cenários e nos sujeitos emergentes. Quais são estes novos cenários e sujeitos emergentes? Que implicações reclamam estes novos cenários e sujeitos emergentes a nossa formação e a nossa vida e missão? (cf. Plan Global da CLAR, 2012-2015).

 

Hora santa vocacional

TERCEIRA SEMANA
VIDA CONSAGRADA: RELIGIOSOS E RELIGIOSAS
 

Animador: Caríssimos irmãos e irmãs, rezemos hoje pela vocação à vida consagrada. Ela é um dom do Pai, por meio do Espírito, à sua Igreja. Ela se expressa na vida monástica, ordem das virgens, eremitas, viúvas, vida contemplativa, vida religiosa apostólica, institutos seculares e sociedades de vida apostólica. A vida consagrada é chamada a ser intensa na comunhão, no interior tanto da Igreja quanto da sociedade. A vida e a missão dos consagrados devem estar inseridas na Igreja particular e em comunhão com o bispo. Na contemplação e na atividade, na solidão e na fraternidade, no serviço aos pobres e aos últimos, eles se entregam na total dedicação, por vocação, deixando-se modelar pela Palavra, traduzindo-a em testemunho para todos nós. Alegres ao rezarmos por esta vocação tão sublime, iniciemos nossa Hora Santa, cantando:

Canto para exposição do Santíssimo:
1. Pelos prados e campinas verdejantes, eu vou! É o Senhor que me leva a descansar. Junto às fontes de águas puras, repousantes, eu vou! Minhas forças o Senhor vai animar!
Ref.: Tu és Senhor o meu Pastor! Por isso nada em minha vida faltará!
2. Nos caminhos mais seguros junto dele, eu vou! E pra sempre o seu nome eu honrarei! Se eu encontro mil abismos nos caminhos, eu vou! Segurança sempre tenho em suas mãos!

(Silêncio)

Leitor 1: Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 5, 13-16)
“Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; serve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para coloca-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.”

(Silêncio e Meditação)

Canto: BRILHE A VOSSA LUZ
Ref.: Brilhe a vossa luz, brilhe para sempre. Sejam luminosas vossas mãos e as mentes. Brilhe a vossa luz, brilhe a vossa luz! Brilhe a vossa luz, brilhe a vossa luz!
1. Vós sois a luz do mundo, a todos aclarai! Afugentando as trevas, ao Pai glorificai!
2. A vossa Luz é o Cristo que dentro em vós está: Via, Verdade e Vida, Ele vos guiará!

Leitor 2: Das Homilias sobre Mateus, de São João Crisóstomo, bispo
Vós sois o sal da terra (Mt 5,13). Estas palavras vos foram entregues não para vossa vida, mas para a de todo o mundo. Não vos envio a duas cidades, nem a dez ou vinte. Não vos envio a um só povo, como os profetas outrora, mas à terra, ao mar, ao universo inteiro. E tudo isto em péssimo estado. Pois ao dizer: Vós sois o sal da terra, mostra ter toda a natureza humana perdido seu sabor e estar corrompida pelos pecados. Por este motivo mais exige deles as virtudes necessárias e úteis para tratar de tantos com solicitude. Na verdade o manso, modesto, misericordioso e justo não apenas guarda para si as boas obras, mas cuida de que as excelentes fontes coram para proveito dos outros. Também o puro de coração pacífico, amante de verdade orienta sua vida para o bem comum. Não julgueis, assim diz, serdes compelidos a breves escaramuças nem que tenhais de vos haver com causas pequeninas: Vós sois o sal da terra. E então? Poderão eles restaurar a podridão? De modo algum. De nada serve deitar sal ao que já está podre. Não foi isto certamente o que fizeram. Mas aquilo que antes fora renovado e entregue a eles, livre de todo mau odor, a isto misturavam o sal e preservavam naquele estado novo que haviam recebido de Cristo.
Porque libertar do mau odor dos pecados foi obra do poder de Cristo. Para que não se volte a este mau cheiro, tal é o escopo de sua diligência e esforço. Vês como aos poucos vai mostrando serem eles melhores que os próprios profetas? Não os declara mestres da Palestina, mas da terra inteira. Não vos admireis, assim diz, se, deixando os outros, falo mais intimamente convosco e vos arrasto a tão grandes perigos. Pensai a quantas e a quão grandes cidades, povos e nações vou enviar-vos como administradores. Por isso não vos quero apenas prudentes, mas que torneis os outros semelhantes a vós. Se não fordes assim, nem mesmo sereis de vantagem para vós mesmos. Pois os outros, perdido o sabor, podem por vosso ministério emendar-se. Vós, porém, se caírdes neste mal, arrastareis os outros convosco à ruína. Por conseguinte, quanto maiores encargos vos forem confiados, tanto mais necessidade tendes de grande zelo. É o motivo por que diz: Se o sal perder seu sabor, com que se salgará? Para nada mais vale e será lançado fora e pisado pelos homens (Mt 5,13). Para que ao ouvirem: Quando vos acusarem e perseguirem e disserem todo mal contra vós (Mt 5,11), não temam ser citados em juízo, diz: “Se não estiverdes prontos para isto, em vão fostes escolhidos. As injúrias vos acompanharão necessariamente, porém, em nada vos prejudicarão, e porão à prova vossa firmeza. Se, porém, tiverdes medo delas e, diante da violência, desistirdes, sofrereis coisas muito mais graves e sereis desprezados por todos. É isto o que quer dizer ser pisado aos pés.” Em seguida, passa para um modelo ainda mais elevado: Vós sois a luz do mundo(Mt 5,14). De novo, do mundo, não de uma nação só ou de vinte cidades, mas do orbe todo. Luz inteligente, mais bela que os raios do sol, espiritual à semelhança do sal. Primeiro o sal, depois a luz, para mostrar a grande eficácia que tem uma pregação vigorosa e uma doutrina exigente. Deste modo os obriga a seguir uma certa norma na pregação, sem divagações inconvenientes, para que ela possa iluminar a vista de quem os rodeia. Não pode esconder-se a cidade posta sobre o monte; nem se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire (Mt 5,15). Com estas palavras excita-os novamente a uma vida esforçada, ensina-os a terem cautela como pessoas postas aos olhos de todos, que lutam em pleno centro do teatro do mundo inteiro.

(Silêncio e Meditação)

PRECES

Animador: Imploremos ao Senhor por todos os seguidores de Jesus Cristo para que se configurem cada vez mais com Ele. Peçamos também a generosidade na resposta de todos os jovens chamados a seguir Jesus num caminho de consagração total:
Leitor 1: Senhor, inflamai o coração de nossos jovens para que atendam ao vosso chamado e tenham a coragem de se consagrarem a vós e aos irmãos e irmãs, nós vos pedimos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
Leitor 2: Senhor, suscitai em nossos jovens a vocação específica à vida consagrada, nós vos pedimos:
Leitor 3: Senhor, que os consagrados e as consagradas a vós na vida monástica e contemplativa, vida religiosa apostólica, institutos seculares e sociedades de vida apostólica possam assumir ao longo da vida o compromisso de vos servir na oração e nos irmãos e irmãs, nós vos pedimos:
(Preces espontâneas)

Animador: Queremos concluir nosso momento de preces com a oração vocacional:

Todos: Filho de Deus, enviado pelo Pai para junto dos homens de todos os tempos e de todas as partes da terra! Invocamos-vos por meio de Maria, vossa e nossa Mãe: fazei com que na Igreja não faltem vocações, em particular as de especial consagração ao vosso Reino. Jesus, único Salvador do mundo! Pedimos-vos pelos nossos irmãos e pelas nossas irmãs, que responderam “sim” ao vosso apelo ao sacerdócio, à vida consagrada e à missão. Fazei com que as suas existências se renovem no dia-a-dia, tornando-se Evangelho vivo. Senhor misericordioso e santo, continuai a enviar novos trabalhadores para a messe do vosso Reino! Ajudai aqueles que Vós chamais para o vosso seguimento neste nosso tempo: fazei com que, contemplando o vosso rosto, eles respondam com alegria à maravilhosa missão, que lhes confiais para o bem do vosso Povo e de todos os homens. Vós, que sois Deus, viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, nos séculos dos séculos. Amém!

 

BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
(Onde houver a presença do Ministro Ordenado)
 

Tão sublime sacramento
adoremos neste altar.
Pois o Antigo Testamento
deu ao novo o seu lugar.
Venha a fé, por suplemento
os sentidos completar.
 

Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador:
ao Espírito exaltemos,
na Trindade eterno amor;
Ao Deus Uno e trino demos
a alegria do louvor. Amém.
 

V.: Do céu lhes destes o Pão.
R.: Que contém todo sabor.
 

Oremos: Senhor, Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do vosso Corpo e do vosso Sangue, que experimentemos sempre em nós a sua eficácia redentora. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
R.: Amém.
 

BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO
 

ORAÇÃO DEPOIS DA BÊNÇÃO
Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o seu preciosíssimo sangue.
Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus Maria Santíssima.
Bendita seja a sua Santa Imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o nome de Maria Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.
 

ORAÇÃO PELA PÁTRIA, PELA IGREJA E PELO SANTO PADRE

Deus e Senhor nosso protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos, sobre o nosso santo padre, o Papa Francisco, sobre o nosso bispo, e sobre o nosso Pároco, sobre todo clero sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular, e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz Eterna.
 

Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai.
 

Canto Final (a escolha)

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