JUVENTUDE

Fotos da participação dos jovens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Menino Jesus no JMJ
http://perpetuosocorrofoz.blogspot.com.br/2013/07/fotos-da-participacao-da-nossa-paroquia.html


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
  
PROJETO ANO COM A JUVENTUDE
 
 
PEREGRINAÇÃO DAS RÉPLICAS DA CRUZ PEREGRINA DA JMJ 2013
 
 



ORAÇÃO VOCACIONAL DE UM JOVEM

Senhor, tu me deste a vida e me
chamaste pelo nome.
Em meio a tantas vozes e apelos do mundo,
eu quero ouvir a tua voz.
Tens sobre mim um plano de amor.
Tu me conheces a fundo
e sabes o que mais me convém.
Ilumina-me, Senhor, com teu Espírito
e mostra-me o caminho que devo seguir.
Dá-me força, coragem e alegria
para assumir a minha vocação.
Eu quero viver, do jeito de Maria,
firme e forte no "SIM" a tua vontade.
Amém.
**********************************************

GRUPOS DE JOVENS:
VOCÊ TOPA ESTE DESAFIO?


a) Como iniciar um grupo de jovens?
A primeira coisa a fazer é ver por que queremos um grupo? Para quem será o grupo, o local que se encontrará, o horário de encontro, o que discutir, viver, experimentar. A animação deve ser total, sem faltar o principal: "os jovens". Quem convidar, onde, como? Nesta hora da vontade de desistir.
Veja algumas das sugestões: "vamos fazer convite na missa", "na crisma é um lugar legal também, lá tem muitos jovens". Uns vão dizer que: "Isso eu já fiz e veio um tiquim de gente, foi um desânimo só. Algumas pessoas vão dizer que não demos muita graça na hora dos avisos finais". Por isso devemos procurar caminhos diferentes:
1.      Realizar uma tarde de lazer onde todos os jovens possam participar;
2.      Convidar nas missas;
3.      Distribuir cartazes e convites pessoalmente e em grupos como: escolas, campos de futebol, sorveterias, praças, assim atingiremos um maior número de jovens;
4.      Convidar todos os que vieram para voltar 15 dias depois para uma celebração jovem, e depois para outro dia de reflexão, festa junina. Vamos perceber que um grupo fixo de pessoas estará sempre presente. Assim devemos convidar estes para formar um grupo de jovens.
Alguém pode nos perguntar: "para que isso? Grupo de jovens serve para quê?".
ü  Serve para fazer várias coisas legais e que nos preenchem como jovens e como pessoas humanas.
ü  É um lugar jóia para fazer novas amizades, contar coisas da vida, partilhar os desejos e sonhos, poder ajudar as pessoas necessitadas, animar a comunidade, dando um rosto jovem e alegre a ela.
ü  Viver em grupo é muito bom. É algo natural, faz parte da gente.
ü  Grupo geralmente é um espaço que nos ajuda na descoberta das outras pessoas e da gente mesmo.
ü  Grupo é lugar de exercitar a fala, a opinião, o silêncio, defender pontos de vista.
ü  Portanto, lugar de descobrir, de ter objetivos mútuos, de respeitar as diferenças, construir a identidade.

b) A construção do grupo
Um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante:
- da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da explosão do outro; do pânico de um, da sensatez do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um, da tagarelice de outro; do riso fechado de um, da gargalhada debochada do outro; dos olhos miúdos de um, dos olhos esbugalhados do outro; da lividez de um.
Um grupo se constrói construindo vínculo com a autoridade e entre iguais. Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva, do choro, do medo, do ódio, da felicidade e do prazer. Vida de grupo dá muito trabalho e muito prazer porque eu não construo nada sozinho, tropeço a cada instante com os limites do outro e os meus próprios, na construção da vida, do conhecimento, da nossa história.
Quem acompanha e coordena um grupo deve ter uma idéia do "processo de formação grupal" (caminho) que esse grupo vai fazer. Assim ele(a) garantirá que o grupo em um espaço de tempo seja não só convocado (chamado), mas também conheça a sua própria situação, descubra a comunidade, perceba como é a sociedade, a conjuntura maior que o cerca e como cada pessoa pode interferir e principalmente que essa militância contribua para definir, perceber sua vocação e seu projeto de vida.

c) Como funciona a reunião
1. QUEBRA GELO: já ao chegar, as pessoas batem papo gostoso, cantam, som, vão animando. Definir bem o horário de início e fim da reunião e serem fiéis.

2. ACOLHIDA: Pelo coordenador geral. Seja breve, franca expressiva. Ele passa a palavra ao espiritualizador que fará breve prece, ligado ao tema do dia. Ele pode pedir a colaboração de outros. Pode ser um canto com mensagem evangélica.

3. ATA: O Coordenador convida a ouvir a Ata anterior que deve ser sempre clara e curta. Examina-se como foi cumprido o compromisso assumido. Não se demora demais, nem atropelar as coisas. Ser muito naturais em tudo. A seguir o coordenador encaminha o assunto do dia passando a coordenação à equipe que no último encontro assumiu dirigir esta reunião.

4. ESTA EQUIPE coordenará a reunião com espontaneidade, muita criatividade, sem se prender demasiado ao texto escrito. Deve ter preparado a reunião muito bem e descoberto métodos alternativos: leitores, depoimentos, símbolos, gestos, cantos... não fechar a reunião sem um compromisso claro, concreto, possível, bem definido e que seja cobrado na reunião seguinte.

5. Destacar a PALAVRA DE DEUS com clima, interno e externo. O espiritualizador deve prever, marcar leituras, orações, encenações...

6. A AVALIAÇÃO seja franca. Não é debate. É ver como foi a participação, o interesse; se ajudou ou não, se foi partilhada, aprofundada. Não omitir.

7. A RECREAÇÃO seja bem participada. Alegre, não longa demais. Definir bem quem assume a próxima reunião, fazendo rodízio, de tal modo que todos possam animar uma reunião. Avisos breves e só o essencial.

d) Planejamento para um Grupo de Jovens
Para manter um grupo entra um elemento essencial na vida do grupo, o PLANEJAMENTO. O grupo já está caminhando há um bom tempo, no fim de cada reunião pensava-se o tema da próxima e quem iria prepará-la. Com o tempo, o grupo sentiu necessidade de um planejamento mais amplo, que nos possibilitasse saber, com antecedência, o que fazer e quem iria fazer. Assim, também não gastaríamos mais tempo em todas as reuniões para pensar as próximas.
            A equipe central sabia desde o início a importância do planejamento, mas o grupo precisa demonstrar esta preocupação. O planejamento tem que ser idéia deles, criado por eles. Assumido como seu, o grupo cuidaria certamente com mais carinho, como criador e criatura, num relacionamento de cumplicidade.
            Depois que sentiram a necessidade e colocaram o desejo de se fazer um planejamento, partimos então para a prática. O primeiro passo é formar um subgrupo de cinco pessoas para, juntos com a equipe central preparar a reunião em que faríamos o planejamento.
Se um grupo não fez o planejamento, mas apenas pensou quais seriam os pontos importantes a considerar no processo de planejar, para não haver confusão nem perda de tempo é melhor planejar colocando tudo no papel. Por isso, pensamos em alguns itens para fazer o planejamento:

1)      O lugar: Um lugar ao ar livre onde o ambiente proporcione harmonia, onde os jovens percebam que se trata de algo especial com a finalidade de sair da rotina.
2)      Oração: Deve haver um momento forte de oração, onde nos aproximamos mais de Deus para colocar em suas mãos mais aquele passo. Também a invocação do Espírito Santo para nos iluminar a fazer um bom planejamento.
3)      Temas: Escolher temas que sejam importantes para trabalharmos nos encontros. Sejam amplos, abordando assuntos importantes dos jovens, como família, comunidade, sociedade, encontro pessoal com Jesus Cristo, relacionamentos afetivos, espiritualidade e outros.
4)      Visitas: Fazer encontros com os mais necessitados, com os excluídos etc. Visitar asilos, orfanatos, creches e hospitais.
5)      Visitas a outros grupos de jovens: É importante entrar em contato com outros jovens que comungam das nossas idéias e objetivos. Muito podemos aprender a partir da troca de experiências e do convívio com outros grupos;
6)      Envolvimento com a comunidade: Assumir a preparação e a animação de uma das missas dominicais de nossa comunidade.
7)      Campanhas: Para ajudar pessoas necessitadas e estimular a caridade, realizar campanhas do quilo e do agasalho.
8)      Teatros: O teatro é importante para o grupo, por isso planejar duas ou três peças por ano.
9)      Retiros: Para fortalecer a espiritualidade, propor um retiro anual.
10)  Lazer: Para conhecer mais profundamente as pessoas, sabendo que nos momentos de lazer elas se soltam mais, fazer alguns passeios, confraternizações, cinemas, etc.
11)  Formação: A formação é fundamental para qualquer grupo de jovens que queira crescer e se tornar forte e preparado para vivenciar os desafios da construção do Reino de Deus. Pensar uma data para um curso de formação que envolva todo o grupo.
12)  Outros eventos: Datas importantes da comunidade, da diocese, da Pastoral da Juventude, como o Dia Nacional da Juventude, Romaria Vocacional, Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe e outras datas importantes para a juventude e para a Igreja.


ARQUIVO DNJ 2011
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE



DIA 30 DE OUTUBRO DE 2011

PORTO MEIRA, FOZ DO IGUAÇU



TEMA: JUVENTUDE E PROTAGONISMO FEMININO
LEMA: JOVENS MULHERES TECENDO RELAÇÕES DE VIDA


Organização: Vicariato para a Juventude – Diocese de Foz do Iguaçu

Informações: Paróquia Divino Espirito Santo e Nossa Senhora Aparecida (35271058)

Material à disposição: savfozdoiguacu.blogspot.com


PROGRAMAÇÃO

8:30h – Chegada/Acolhida – Café para os jovens no salão da Paróquia.

8:45h – Apresentação das paróquias

9:15h – Celebração da Eucaristia

10:30h – Início da caminhada (Em direção ao CAIA – Centro de atenção integral ao Adolescente)

12h – Almoço (cada grupo pode trazer o seu lanche. Teremos disponibilizado no local um estrutura de lanches e bebidas)

12:30h – Início das apresentações musicais e teatrais preparadas pelos jovens de nossa diocese.

16h – Encerramento.



Cartaz de nossa Diocese




OBSERVAÇÕES E ENCAMINHAMENTOS

· As paróquias devem se organizar para que cada participante traga uma bandeirinha branca para a celebração e para a caminhada;

· Pedimos que cada paróquia traga fotos da mudinha de ipê (com a identificação da paróquia) que receberam no encerramento da 4ª Romaria Vocacional no ano passado em São Miguel do Iguaçu, para colocarmos num mural que será montado no local da celebração;

· Incentivar os jovens para que confeccionem cartazes sobre os dois temas que norteiam o nosso DNJ: a) Juventude e protagonismo feminino; b) Campanha nacional contra a violência e extermínio de jovens.

· Repassar o material que vai sendo mandado – cartazes, encontros para jovens, adolescentes e catequese;

· Dia Nacional da Juventude é uma atividade de massa, que reúne as diferentes juventudes locais, das comunidades, das escolas, dos movimentos eclesiais e sociais e de outras religiões. Este subsídio tem como responsabilidade aprofundar o tema escolhidos em pequenos grupos para que na celebração do DNJ tenha mais sentido e profundidade. É importante que em cada encontro seja divulgada a programação para o DNJ;

· Repassar o hino do DNJ para que os jovens o aprendam;

· Entrar em contato com as rádios locais e repassar as vinhetas de rádio que foram preparadas bem como utilizar nos programas paroquiais que houver;

· Entrar em contato com a imprensa escrita e repassar o artigo que está sendo enviado para que haja a divulgação na semana entre 16 e 23 de outubro;

· Mobilizar todos os grupos de jovens e adolescentes para que seja um grande dia de celebração da vida da nossa juventude;

· Utilizar as redes sociais dos jovens e adolescentes para divulgar os vídeos sobre o DNJ;

· APRESENTAÇÕES CULTURAIS E MUSICAIS: entrar em contato com mwboucinha@hotmail.com com Marcelo e fazer inscrições da sua paróquia;

· Divulgar os blogs onde todos podem encontrar mais material de apoio:

http://savfozdoiguacu.blogspot.com; (http://savfozdoiguacu.blogspot.com/p/dia-nacional-da-juventude-30-de-outubro.html)
http://pj-foz.blogspot.com;



CRONOGRAMA E ORIENTAÇÕES GERAIS



FICHA DE INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÕES CULTURAIS E MUSICAIS



Primeiro encontro para os grupos:



Segundo encontro de preparação para os grupos



Letra do Hino do DNJ 2011



Música do Hino do DNJ 2011

Histórico do DNJ no Brasil



Vídeo com a Vinheta prepara para nosso DNJ



Artigo para jornais da região: