5 de outubro de 2012

3ª Encontro de preparação para Romaria Vocacional - A JMJ Rio 2013

5ª ROMARIA VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
Serranópolis do Iguaçu, 21 de outubro de 2012

TEMA: JUVENTUDE E VIDA
LEMA: QUE VIDA VALE A PENA SER VIVIDA?

SUBSÍDIOS DE PREPARAÇÃO DOS
GRUPOS DE ADOLESCENTES E JOVENS


Tema: Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
 

“NOSSO CANTINHO” (ambientação): Organize o ambiente do encontro de modo acolhedor, procurando destacar a centralidade da Palavra de Deus em nossas vidas. É importante que os símbolos remetam à pessoa e à missão de Jesus Cristo. Seja o ambiente preparado de modo fraterno e acolhedor, havendo nele a Sagrada Escritura, YouCat,  crucifixo, vela, flores, cartaz da 5ª Romaria Vocacional e o símbolo da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
 

“PARA COMEÇO DE CONVERSA” (apresentação):
Animador: Neste terceiro encontro de preparação para a 5ª Romaria Vocacional, que marcará o início do Ano com a Juventude na diocese de Foz do Iguaçu, vamos estudar sobre o seu ponto culminante que será a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
“O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” (Carta de João Paulo II).
Leitor 1: Com as JMJs, queremos testemunhar que Jesus Cristo é real, é nosso amigo, está do nosso lado na caminhada. Ele é Deus que se aproxima e faz história conosco, nos convidando a uma vida nova. Uma vida com sentido – vida de valer a pena! Por isso, ao iniciarmos nosso caminho rumo à JMJ, somos convidados a realizar uma experiência nova com a pessoa de Jesus, buscá-lo e estar pronto a nos encontrarmos com Ele. A busca pela felicidade, que trazemos no coração e que move muitas de nossas ações e escolhas, tem como grande resposta a pessoa de Jesus Cristo. O papa Bento XVI nos diz assim no You Cat página 17 “A felicidade que procurais, a felicidade a que tendes direito tem um nome, um rosto: é Jesus de Nazaré”.
Leitor 2: Este encontro pessoal com Jesus atinge em cheio nossa vida e nos propõe uma mudança radical – não podemos mais ser os mesmos. Sua pessoa nos apresenta um jeito novo de se viver. Ele não apresenta apenas “uma” proposta, mas a única proposta pela qual realmente vale a pena deixar tudo para vivê-la. Para aquele que encontrou em Jesus Cristo a razão de sua vida tudo tem um novo significado, o vazio é preenchido, o coração abrasado: ninguém sai o mesmo.
 

“NOSSA VIDA” (fatos da vida):
Leitor 1: Thiago nasceu no dia 26 de março de 1992. Foi o segundo filho de Sérgio e Solange, família católica, mas sem participação dentro da Igreja. Era uma pessoa extremamente vaidosa em relação à sua aparência, fazia algumas peças de teatro na cidade, tinha o sonho de ser modelo, de ser famoso. Foi considerado por um blog como um dos garotos mais bonitos da internet. Isso era algo que o fazia feliz.
Leitor 2: No entanto, segundo seu próprio testemunho, era uma pessoa muito fechada, não tinha muitos amigos. Algum tempo depois, foi convidado para participar de um encontro de jovens conhecido como “Reaviva”. Nessa ocasião, Thiago sentiu- se profundamente tocado pela pessoa de Jesus Cristo e sua proposta.
Leitor 3: Por este motivo, sentiu- se impulsionado a participar das reuniões pós- encontro, que aconteciam aos sábados. Assim começou a participar de várias atividades da Igreja. Dentre estas, destacava- se uma: a missão que realizava nos finais de semana, juntamente com um seminarista que estava na cidade.
Leitor 4: Os dois iam aos domingos até as comunidades carentes de sua cidade, Sapucaia, RJ, para levar a palavra de Deus. Sua vida encontrou sentido quando decidiu seguir Jesus Cristo e sua proposta de amor, levando o Evangelho de forma concreta até aqueles que eram os mais afastados e excluídos de sua realidade. Thiago já não era mais o mesmo.
Leitor 5: Na noite do dia 09 de janeiro 2012, Thiago postou em um site de relacionamentos uma mensagem, pedindo a solidariedade para com aqueles que sofriam com as chuvas na Paraíba. Dizia ele: “Vamos nos unir em oração pelas famílias que, neste momento, em além Paraíba e região, estão sofrendo com a forte chuva. Eu e você estamos em casa, debaixo de um teto com uma cama quentinha à espera e quantos lá fora passando por uma situação difícil.”
Leitor 6: Horas depois, sua própria casa seria soterrada pela forte chuva que atingiu a cidade, tirando sua vida e de todos os familiares. Thiago não perdera tempo. Sua curta vida foi vivida na doação de si por aqueles que mais sofriam. O encontro pessoal com Jesus Cristo fez com que este jovem vivesse uma vida que valeu a pena ser vivida, servindo de modelo para todos nós.

- Como está sendo o meu encontro com a pessoa de Jesus Cristo e sua proposta?
- O encontro pessoal com Jesus está mudando minha vida e me fazendo um construtor da civilização do amor?
- De que forma tenho proporcionado aos outros este encontro com Cristo?
 

“DEUS NOS FALA” (texto bíblico):
Animador: Como encontrar o Senhor? Como buscá-lo? Uma atitude fundamental é aquela de escuta, meditação e encontro com sua Palavra, a carta de amor que o Pai nos revela através de Jesus Cristo. O convite hoje é rezarmos e meditarmos sobre a experiência do encontro entre Jesus e Zaqueu.  Leia com seu grupo o texto de Lc 19,1- 10.
 

“TROCANDO IDEIAS”  (meditação):
Podemos contemplar Deus falando-nos nos diferentes detalhes da história de Zaqueu, ao nos descobrirmos em diversos cenários e nos diferentes personagens. Podemos nos ver entre os discípulos de Jesus que estavam caminhando com Ele. Podemos nos encontrar em meio à multidão, querendo tocá-lo. Podemos nos ver no lugar de Zaqueu. Em qual lugar você se encontra?

Reflexão: Zaqueu era de estatura pequena, mas frente à multidão conseguiu atingir seu objetivo. Não raro, percebemos também que muitos se sentem impedidos por se considerarem “pequenos” demais para enxergar Jesus, ou por se verem como pecadores incorrigíveis, ou por considerarem que a juventude não tem nenhum nexo com a pessoa de Jesus Cristo. Quem se encontra com Jesus tem sua vida transformada, já não pode mais ser o mesmo. Tem atitudes renovadas, é capaz de reconhecer seus erros e corrigi- los, restituindo o direito àqueles que foram oprimidos e marginalizados. Encontrar-se com Jesus implica se comprometer com o outro, com a sociedade, com o mundo em que vivemos, buscando torná-lo mais humano, fraterno e solidário para todos.
Muitos jovens sentem-se impedidos de continuar seguindo Jesus Cristo, porque são menosprezados em sua juventude. Após as primeiras experiências de encontro com o Cristo e sua proposta, a juventude se empolga! Porém não são poucas as pessoas que os desanimam: “é coisa de jovem, fogo de palha, logo passa”. São Paulo nos adverte: “Ninguém te menospreze por seres jovem. De tua parte, procura ser para os que creem um exemplo, pela palavra, pela conduta, pelo amor, pela fé , pela castidade.” (1Tm 4,12).
 

“ORIENTAÇÕES PARA PRECES”:
As preces são espontâneas, lembre-se de incentivar preces para o bom andamento da Romaria Vocacional, pela organização da mesma. Também para a JMJ.
 

“NO SILÊNCIO DA ALMA” (contemplação):
Animador: A contemplação é um modo de ver a realidade agora iluminada pelo fato narrado, por nossas experiências partilhadas, pela leitura da Palavra, pela meditação e oração. Na contemplação, podemos entrar na cena do evangelho, ver o lugar dos acontecimentos, as pessoas envolvidas, as multidões; nos colocarmos em cena e ocupar um lugar.
Convide seu grupo a silenciar: “No silêncio, nos escutamos e conhecemos melhor a nós mesmos; nasce e aprofunda- se o pensamento; Compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro; discernimos como nos exprimir” (Papa Bento XVI). Possamos, neste momento, nos deixar ser tocados por Cristo.
Às vezes falamos muito e pouco escutamos. Proponha, neste momento, uma abertura de coração a Cristo que quer amar, quer falar.
Durante o silêncio, faça algumas perguntas, a serem respondidas apenas no coração, Realize uma pequena pausa entre elas. Sugestões: Voltemos à cena do Evangelho de Lucas e nos coloquemos dentro do cenário. Você se vê em que personagem? Quais são suas falas? Seus atos? Seus sentimentos? Reservemos um momento de silêncio para contemplarmos a Palavra de Deus na nossa vida.
 

“MÃOS NA MASSA” (propostas para ação):
- Convidar outros jovens para participarem do próximo encontro, a fi m de que experimentem Jesus Cristo a partir de nossa fraternidade;
- Propor um momento de oração mais intenso como: terço, adoração, santa missa. Lugares privilegiados de encontro com Cristo.
 

“ORAÇÃO FINAL”:
Reze um Pai-nosso, uma ave-maria. Ao final do Pai- nosso, reze: “O Senhor nos abençoe e nos guarde! (Amém!) O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face e nos seja favorável! (Amém!) O Senhor dirija para nós o seu rosto e nos dê a paz! (Amém!)”
 

Oração Oficial da JMJ:

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.
Amém!

 
Este subsídio foi retirado do material disponibilizado pela CNBB “Caminhando para a JMJ 2013 Subsídio para Jovens 1ª Edição – 2012” e adaptado pelo Setor Jovem do MCC – Movimento de Cursilhos de Cristandade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário