31 de julho de 2019

SUGESTÕES VOCACIONAIS - 4º Domingo - Vocações Laicais e Catequista


21º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 25 de agosto 2019
Vocação Leiga


Sugestões: Fixar em um mural, as diversas atividades dos leigos da sua comunidade: serviços na comunidade e na sociedade. Lembrar também do dia do catequista enfatizando as suas atividades.

ACOLHIDA
Comentarista: Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos nesta celebração do 21º Domingo do Tempo comum, que, sendo o 4º domingo de agosto, celebra com alegria e entusiasmo a vida e a vocação de todos os cristãos que vivem sua missão batismal assumindo o “sacerdócio comum dos fiéis”. O carisma da vocação laical ocupa um lugar central na Igreja, define a Igreja para o mundo. Através desse carisma a Igreja se faz presente no mundo. O leigo tem a missão de fazer com que o mundo entre em comunhão com o mistério que a Igreja representa (Reino de Deus).
Lembramos no dia de hoje também a vocação do catequista, que algo essencial em nossa Igreja na evangelização das crianças e são os primeiros a perceberem os sinais vocacionais nas crianças e adolescentes.
A Igreja de Jesus vai continuar viva e atuante, se continuar unida. Portanto, não nos separemos jamais da Igreja de Jesus. Eis nossa missão de batizados. Com alegria, colocando diante de Deus as vidas de todos aqueles discípulos e discípulas que estão no mundo sendo sal e fermento, cantemos iniciando a nossa celebração.

ACOLHIDA

ATO PENITENCIAL
Comentarista: O mundo globalizado, muitas vezes nos faz perceber e valorizar mais o visível, o palpável, o imediato, e nos faz cegos, surdos e com o coração fechado ao mistério do amor de Deus em nossa vida. Assim influenciados, fugimos ao apelo de Deus e tomamos um caminho mais cômodo, descomprometido com a justiça, a dignidade e a paz. Deus nos ama e, por isso, nos escolhe, ou, Ele nos escolhe porque nos ama. Porque nem sempre somos fiéis a este amor de Deus, pedimos perdão.

1. Senhor, Deus de amor e bondade, que nos escolhestes antes mesmo de nascermos, perdoai nossas infidelidades e tende piedade de nós. T.: Senhor...
2. Cristo, que nos chamais a promover a vida plena, perdoai nossas fraquezas e tende piedade de nós. T.: Cristo...
3. Senhor, que pela ação do Espírito de Deus nos enviais a levar a boa nova a todos, perdoai nosso comodismo e indiferença e tende piedade de nós. T.: Senhor...
Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós...

HINO DE LOUVOR

PALAVRA DE DEUS
1ª. Leitura: Is 66,18-21
Salmo: 116 Proclamai o evangelho a toda criatura!
2ª. Leitura: Hb 12,5-7.11-13
Evangelho: Lc 13,22-30

PRECES DA COMUNIDADE
Presidente: Ninguém pode viver sozinho. Deus se revela a nós comunitariamente. Por isso, manifestando as necessidades de nossa comunidade façamos nossas preces, e após cada uma respondamos:
R. Enviai, Senhor, muitos operários...
1- Senhor, a missão dos leigos é ser sinais visíveis de Jesus Cristo na família, no trabalho, na política, na economia, na educação, na saúde pública, nos Meios de Comunicação Social, nos órgãos públicos, nos esportes, no serviço liberal e em tantos outros espaços no meio da sociedade. Que a tua presença em suas vidas os fortaleça nessa missão. Rezemos.
2 - Os cristãos leigos vivem o Evangelho que lêem, que rezam e que celebram, não apenas entre paredes de uma igreja, mas em todos os lugares. São aqueles que fazem do seu trabalho a liturgia diária e prolongam a Missa Dominical em todos os dias da semana. Fazei Senhor, que fortalecidos por sua fé, possam fortalecer a Igreja, rezemos.
3 – Que todos os cristãos assumam o compromisso de praticar a sua fé e seu amor a Deus em todos os lugares e em quaisquer necessidades, participando com fidelidade e criatividade na construção de um mundo novo. Rezemos.
4 – Pelo Seminário Diocesano, que neste dia 28 de agosto celebra seus 36 anos de fundação, para que continue formando discípulos missionários de Jesus Cristo. Rezemos.
5 – Que a catequese aconteça também em nossas casas e que nossos filhos sejam fortalecidos com o nosso testemunho de vivência cristã diária. Não deixemos para os outros, aquilo que é da nossa responsabilidade, ou seja, educar bem nossos filhos, rezemos.


ORAÇÃO PELAS Vocações
Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Daí coragem às pessoas convidadas. Daí força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!


COMUNHÃO
Comentarista: Encontramos Jesus Cristo no rosto e na pessoa de todos aqueles com quem conversamos. Nem sempre conseguimos perceber. Mas o encontro íntimo e pessoal com Ele se dá agora na comunhão eucarística. Que esta comunhão fortaleça nossa vocação e nos faça seguidores dos passos do mestre. Canto...


BÊNÇÃO FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário