31 de julho de 2019

SUGESTÕES VOCACIONAIS - 2º Domingo - Dia dos Pais


19º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 11 de agosto de 2019
VOCAÇÃO   DA   FAMÍLIA


Sugestões: fazer painéis com fotos de família, evidenciar a imagem da sagrada família, homenagem aos pais

COMENTÁRIO INICIAL
O papa João Paulo II dizia que “a família foi sempre considerada como a primeira e fundamental expressão da natureza social do homem. Tem seu inicio na comunhão conjugal na qual homem e mulher se dão e recebem um ao outro. A família é o “Santuário da Vida”, pois, é na família que a vida nasce e deve ser cuidada com carinho. Portanto, é vocação da família ser geradora, defensora e promotora da vida. Vivendo a sua vocação a família desenvolve a autonomia, a inter-relação com os outros e ajuda aos seus membros a assumir o seu lugar no mundo e na história. O pai e a mãe ajudam a construir relações duradouras e transparentes, na medida em que são uma presença-qualidade, que alimenta a segurança, a firmeza, o amor, uma visão positiva do ser humano. E, assim a família torna-se o berço de vocações para o serviço ao Povo de Deus na Igreja.

Ato Penitencial: (pode-se fazer a seguinte dinâmica)
* pedir que todos coloquem suas mãos sobre os olhos fechado
1. Jesus ao participar das Bodas de Caná, com sua mãe e discípulos, percebeu a necessidade dos noivos e, com a intercessão de sua Mãe, devolve alegria à festa. Pedimos perdão por todas as vezes que em nossa família não enxergamos as necessidades uns dos outros e ficamos preocupados cada um consigo mesmo. Senhor tende piedade de nós...
* colocar as mãos sobre os ouvidos
2. Nunca a vida  familiar esteve tão fragilizada e bombardeada por valores contrários à realização de sua vocação. Por tantas vezes que nos tornamos surdos aos clamores de tantas famílias que se sentem ameaçadas em sua dignidade e sobrevivência  pedimos perdão, Cristo tende piedade de nós...
* pedir que todos se dêem as mãos
3. A família é chamada a construir relações fraternas, a viver a unidade na comunidade e a solidariedade com os mais necessitados. Pedimos perdão ao Senhor por que nem sempre nos preocupamos em construir a fraternidade em nossas famílias e na comunidade. Senhor tende piedade de nós...

Hino de Louvor
O mês de agosto é especialmente dedicado às vocações e neste segundo domingo queremos louvar a Deus pela vida de nossos pais. Como batizados somos filhos de Deus, discípulos missionários na sociedade e somos todos chamados a viver nossa vocação à santidade. Alegremo-nos por este chamado de Deus para participarmos de sua vida, cantando louvores e glórias a Ele.

Liturgia da Palavra
A Palavra de Deus orienta-nos no seguimento a Jesus Caminho, Verdade e Vida. Quando estamos mais atentos aquilo que Deus, em sua Palavra, nos diz e pede certamente estaremos vivendo a nossa vocação à santidade, como família e como comunidade cristã. Ouçamos com atenção a Palavra de Deus.
1ª. Leitura: Sb 18,6-9
Salmo: 32 Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança
2ª. Leitura: Hb 11,1-2.8-19.
Evangelho: Lc 12,32-48.

Preces da comunidade
1. Pelo Papa Francisco, por nossos bispos e por todos os sacerdotes, para que sendo sempre fiéis a sua vocação de pastores, possam, guiados pelo Espírito Santo, conduzir o povo que lhes é confiado pelo Divino Pastor, Cantemos:
Abençoa, Senhor, as famílias, amém. Abençoa, Senhor, a minha também.
2. Pela nossa e todas as famílias, para que como Igreja vivamos conforme os ensinamentos de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, tornando-nos fieis discípulos missionários na Igreja, Cantemos:
3. Hoje comemoramos o dia dos Pais – vocação à paternidade. Rezemos por todos os pais, a fim de que sejam fieis ao seu compromisso para com seus familiares. Que a exemplo da Família de Nazaré, priorizem a paz, a fidelidade, o amor e a justiça, Cantemos:
4. Pelas pessoas que consagraram a sua vida como religiosos para que à luz do Espírito Santo percebam sempre mais o sentido e o valor do chamado e se empenhem em viver a sua vocação com a mesma fidelidade de Maria ao cooperar com o plano divino, Cantemos:
5. Para que surjam na Igreja muitas vocações sacerdotais e religiosas para anunciar pela vida e a palavra de Jesus. E também peçamos pelos jovens para que ao perceberem o chamado de Jesus, respondam com generosidade ao apelo de servir, na Igreja, o povo de Deus, Cantemos:
6. Por todos nós membros da comunidade, vocacionados pelo Batismo e convidados a assumir o compromisso evangélico de transmitir a mensagem, de Jesus. Para que sejamos generosos, respondendo ao apelo do Senhor, Cantemos:

ORAÇÃO PELAS Vocações
Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Daí coragem às pessoas convidadas. Daí força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

Apresentação das oferendas
Queremos neste dia colocar diante de Deus a vida de todas as nossas famílias e seu compromisso com as vocações, sendo o berço, promotora e o lugar onde se desenvolvem as vocações. Neste segundo domingo de agosto todas as comunidades da Diocese de Foz do Iguaçu realizam a coleta pelas vocações, para que o trabalho de Animação Vocacional de nossa Diocese possa acontecer. Vamos nos comprometer com aquilo que temos, apoiando e, com nossa generosidade, dando condições para que esse trabalho continue acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário