14 de setembro de 2013

História Vocacional do Pe. Fabio Augusto Welter





 
Cada cristão é chamado a viver a santidade, demonstrando a adesão a Jesus Cristo com uma vida, dom de Deus, perpassada pela graça de Deus. É assim que nasci: o primeiro filho do casal Mario e Therezinha Fank Welter, residentes na comunidade São José do Ocoí (São Miguel do Iguaçu), no dia 05 de março de 1980.
Meus pais são originários do Rio Grande do Sul e vieram, juntamente com suas famílias, ainda novos, para o Paraná, instalando-se na região de São Miguel do Iguaçu. Ali desenvolveram-se e, posteriormente, se conheceram, namoraram, se casaram e tiveram filhos. Sou o primeiro dos 5 filhos de Mario e Therezinha.
Em junho de 1981 a família, já com a presença do Cleiton, precisou mudar-se em função do alagamento de Itaipu e passou a residir na comunidade Rio Javali, no município de Medianeira. Hoje a família é maior: além do Cleiton, chegaram a Eliz, o Édio e o Diego.
            Já desde novo ajudava e participava na comunidade. Com 11 anos, quando ia na 5ª série, já assumi um compromisso numa equipe litúrgica. Após a 1ª eucaristia fui convidado a assumir a coordenação do grupo de adolescentes, colaborando na manutenção e fortalecimento do mesmo.
De 1987 a 1990 cursei o ensino fundamental na Escola municipal Mario Augusto Teixeira, na comunidade do Rio Javali mesmo. Em 1991 iniciei a 5ª série no colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva, concluindo a 8ª série no ano de 1994.
Foi nesse período que fui percebendo o despontar da vocação ao sacerdócio. Fui percebendo o chamado de Deus para uma vida de especial consagração observando a vivência comunitária e cristã de nossa família, no exemplo e dedicação dos pais – Mario e Therezinha – e fui sentindo-me atraído pelas celebrações litúrgicas e pelo trabalho na comunidade.
Em novembro de 1993, quando uma equipe de animação vocacional visitava a nossa comunidade em preparação aos votos perpétuos da Ir. Nilva Moro, minha mãe conversou com o Pe. Derli, que logo após a celebração nos fez uma visita. No dia 04 de março do ano seguinte, à noite, enquanto estava me lavando, após um dia de trabalho, o Pe. Derli chegou lá em casa convidando-me a participar do 1º estágio vocacional, já no dia seguinte. Que presente de aniversário, hein!!!
Durante o ano de 1994 participei dos estágios vocacionais no Seminário menor N. Sra. Medianeira, no qual ingressei no dia 12 de fevereiro de 1995, para cursar o Ensino Médio no Colégio estadual João Manoel Mondrone no período de 1995 a 1997.
Aprovado no vestibular, fui para Toledo cursar a Filosofia na Unioeste, no período de 1998 a 2000, residindo no seminário Maria Mãe da Igreja. Após concluir o curso de Filosofia fiz uma experiência de estágio no seminário menor N. Sra. Medianeira no ano de 2001.
No ano de 2002 iniciei o curso de Teologia no CINTEC (Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel) residindo no seminário N. Sra. de Guadalupe em Cascavel. Nesse período de Teologia realizei o estágio pastoral na paróquia N. Sra. Medianeira (2002-2003), na Paróquia São Pedro, Três Lagoas (2004) e na paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, Vila Yolanda (2005).
Terminada a Teologia foi conduzido por D. Laurindo para desenvolver seu trabalho Pastoral na Paróquia N. Sra. Medianeira de Todas as Graças, em Medianeira, período durante o qual também preparou sua ordenação.
A Ordenação diaconal aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2006, às 16h na Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, Vila Yolanda, Foz do Iguaçu. Continuei residindo na paróquia N. Sra. Medianeira, onde desempenho o meu ministério diaconal em comunhão com o Pároco Pe. Agostinho Gatelli e Pe. Sergio Bertotti.
No dia 29 de julho de 2006 aconteceu a Ordenação Presbiteral, juntamente com seu amigo Pe. Edivaldo Donatto Bernardo, ambos com as famílias residentes na paróquia de Medianeira e por isso ordenados juntos na mesma celebração que contou com a presença dos bispos D. Laurindo e do Bispo Emérito D. Olívio (In memorian), 40 padres, 1 diácono e cerca 3000 mil fiéis que se apertaram na Matriz Nossa Senhora Medianeira para participar daquela celebração inédita na Diocese de Foz do Iguaçu – a ordenação de dois padres Diocesanos na mesma celebração.
Nesse tempo exercia a função de Assessor Diocesano da Pastoral Juventude, no período de 2006 e 2007.
Continuei, agora como vigário paroquial atendendo na paróquia de Medianeira até o final do ano de 2006 quando fui nomeado Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira, tomando posse no dia 09 de fevereiro de 2007. A partir do Seminário continuava a auxiliar nos trabalhos paroquiais e também na EDAV (Equipe Diocesana de Animação Vocacional). No início de 2008, fui nomeado pelo bispo D. Laurindo como coordenador da equipe assumindo todo o trabalho de animação vocacional na Diocese.
            O trabalho no Seminário (Animação vocacional, cuidado dos seminaristas do ensino médio e propedêutico, e acompanhamento dos seminaristas maiores da filosofia e Teologia) foi realizado durante quatro anos.
            No dia 11 de janeiro de 2011 fui transferido e iniciei meus trabalhos como Vigário Paroquial da paróquia Santo Antonio de Santa Helena, juntamente com o Pe. Antonino Mantovani (Pe. Gringo) que era o pároco. Mantive, porém, a Coordenação da Equipe Diocesana de Animação Vocacional, em comunhão com o Pe. Marcio Mangoni que agora assumia o Seminário Diocesano.
            No dia 10 de setembro de 2012 fui nomeado Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, indo residir na comunidade da Vila Yolanda recebendo também a nomeação de Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro no dia 18 de setembro de 2012, auxiliando o Pe. Artur Sehn no tempo que teria disponível.
Exerci a função de Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora até o dia 01 de julho de 2013 quando renunciei à função e aceite pelo bispo continuei a residir e exercer a função de vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro. Convidado a assumir uma nova paróquia pelo Bispo Diocesano realizei minhas últimas celebrações nos dias 7 e 8 de setembro de 2013 me despedindo da comunidade.
No dia 10 de setembro passei a residir em Diamante D’Oeste onde no dia 15 de setembro assumo como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário