29 de abril de 2020

Sugestão para Liturgia do 4º domingo da Páscoa


3 de maio de 2020 – IV Domingo da Páscoa
57º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
TRIBULAÇÃO, GRATIDÃO CORAGEM E LOUVOR

SIMBOLOGIA/AMBIENTE – NOS PEQUENOS GRUPOS (PARÓQUIAS) E NAS CASAS
* Mesa com uma toalha Branca, para quem estiver acompanhando em casa, pela Internet.
* Vela * Bíblia
* Foto de nossos Bispos (se possível) * Foto do seu Pároco (Se possível) * Fotos – de sua Família * Fotos de Religiosos e/ou religiosas de sua Paróquia (Se houver)
* Cajado (se possível): Representando o Bom Pastor * Sandálias
* Uma cartolina contendo as Palavras: Tribulação, Gratidão Coragem e Louvor.

MOTIVAÇÃO LITÚRGICA
Comentário: Queridos (as) e Irmãos (ãs)! Alegrai-vos! Desde onde estamos, se estamos conectados, nossos corações estão em sintonia a partir desse momento. Estamos também em sintonia com toda a Igreja através do Papa Francisco que nos ajuda a refletir com sua mensagem sobre a grandeza de toda vocação. Ele o faz a partir das Palavras vocacionais: Tribulação, Gratidão, Coragem e Louvor. Nesta celebração, meus irmão e minhas irmãs, devemos reavivar em nossos corações o sentimento de gratidão, porque apesar de toda provação e tribulação a que somos sujeitos como vocacionados e vocacionadas, o Senhor está vivo e presente em nosso meio, dando-nos coragem e ânimo para anunciá-lo! E nosso coração arde quando o Senhor nos fala! É uma voz que penetra nosso interior e nos faz decidir por Ele, por amor, e o amor nos livra de qualquer temor. Santa Teresa Benedita da Cruz, também conhecida como Santa Edith Stein, em seu itinerário vocacional nos diz que “responder ao chamado de Deus é sempre uma aventura, mas vale a pena correr o risco”. Decididos por Jesus, devemos ir a outras margens, optando corajosamente por abandonar as próprias seguranças. É preciso confiar mais em Jesus e para seguir os seus passos, é preciso ir sem medo. Com coragem iniciamos nossa celebração nesse 57º dia Mundial de Oração pelas Vocações. E porque somos uma assembleia de chamados e de convocados para ser feliz, cantemos.

Canto Inicial – Sugestão NAVEGAREI EM ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

Ato Penitencial
Diz o Papa Francisco: “Esta aventura não é tranquila: cai à noite, sopra o vento contrário, o barco é sacudido pelas ondas, e há o risco de sobrepor-se o medo de falhar e não estar à altura da vocação”. Mas, precisamos avançar para as águas mais profundas, ir para outras margens! Eis a imagem de nossa vida, de nosso itinerário vocacional, pois vamos avançando aos poucos, desafiando os riscos e as correntezas do mar, desejosos de sempre estar na rota certa de nosso sim generoso. Por isso, juntos, peçamos ao Cristo Jesus, para que não nos percamos nas ondas agitadas no barco de nossa vida, aprendendo a ouvir sua Palavra. E se fraquejamos vamos pedir perdão, com o canto penitencial.
Canto Penitencial - Senhor que viestes salvar....

LITURGIA DA PALAVRA (4º dom da Páscoa)

Proposta de Reflexão
No quarto domingo da Páscoa, é proclamado o capítulo 10 do Evangelho de João. É o domingo do Bom Pastor. Esse capítulo tem seu fundamento em Ezequiel 34, que fala da triste situação em que o povo se encontrava, abandonado pelas autoridades, os pastores da época. No texto de hoje – Ano A –, Jesus se apresenta como a porta para a entrada e a saída de pastores e ovelhas. Como porta, Jesus é o acesso à segurança e à liberdade. Proporciona salvação e vida plena e, ao mesmo tempo, respeita a liberdade de cada um. Está sempre aberto para acolher a todos os que querem fazer parte de sua caminhada. Jesus propõe entrar pela porta, que é ele, e não adotar outros subterfúgios que podem denotar outros interesses. Interesses que nem sempre favorecem a vida; ao contrário, podem ser interesses escusos que buscam manipular, explorar e matar. Quem passa por essa porta encontrará pastagem, vida plena e abundante, tudo o que necessita para ter vida digna.

MOMENTO VOCACIONAL (colocar no telão)
Com as Palavras do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, inspiradas em Mt 14, 22-33
Comentário: “Coragem! Sou eu! Não tenhais medo!” Continua a dizer Jesus para cada um de nós!
Leitor 1. “Quase forçando a aurora no coração da noite, o Senhor caminha sobre as águas tumultuosas e vai ter com os discípulos, convida Pedro a vir ao encontro d’Ele sobre as ondas e o salva, quando o vê afundar; finalmente, sobe para o barco e faz cessar o vento”.
Leitor 2. “Assim, a primeira palavra da vocação é gratidão”. Navegar pela rota certa não é uma tarefa confiada só aos nossos esforços, nem depende apenas dos percursos que escolhemos fazer... “Trata-se, antes de tudo, da resposta a um chamado que nos chega do alto”.
T. Senhor, és Tu que nos indicas a margem para a qual devemos ir, por isso, vos pedimos: dá-nos coragem de subir no barco! Mostra-nos a direção e livra-nos de encalhar nas rochas da indecisão!
Leitor 1. Jesus vem ao nosso encontro, olha em nossos olhos, e nos diz: “Vem!” Esse olhar nos envolve em um desejo imenso de nos entregar a Ele! Resta-nos escolher estar com Ele, dar resposta generosa entregando nossas vidas por inteiro nas mãos do Senhor! Sim, uma vida inteiramente a Ele dedicada!
T. Senhor de nossas vidas, que o nosso coração viva a gratidão do teu chamado e o conceba como um momento único em nossa história.
Leitor 2. É preciso coragem para deixar para trás os “fantasmas” que nossos medos criam e nos impedem “de caminhar, crescer, escolher a estrada que o Senhor traça para nós”. São “fantasmas que pulam nos nossos corações”. São Gregório de Nissa († 394) nos ensina: “O que não foi assumido pelo Verbo, não foi redimido.” Dizendo de outra forma, também em nós, se não reconhecermos e assumirmos os fantasmas que temos, jamais os venceremos e conseguiremos ir além.
T. “E pouco a pouco avolumam-se em nós todas aquelas considerações, justificações e cálculos que nos fazem perder o ímpeto, confundem-nos e deixam-nos paralisados na margem de embarque ... é um fantasma que se deve afugentar”. Precisamos de Ti, dá-nos forças Senhor! Livra-nos dos desânimos que aparecem na caminhada!
Leitor 1. Contamos sempre com a ajuda do Senhor que nos conhece e sabe que precisamos de coragem para vivermos o seu plano de amor. O Senhor sabe de nossas interrogações e dificuldades! Daí é preciso ter fé que Ele estará sempre conosco.
Leitor 2. “A fé na presença d’Ele que vem ao nosso encontro e nos acompanha, mesmo quando o mar está revolto, liberta-nos daquela acedia que podemos definir como uma ‘tristeza adocicada, isto é, aquele desânimo interior que nos bloqueia, impedindo-nos de saborear a beleza da vocação”.
T. “Toda vocação requerer empenho. O Senhor chama-nos porque nos quer tornar, como Pedro, capazes de ‘caminhar sobre as águas’, isto é, pegar na nossa vida para colocá-la a serviço do Evangelho!”
Leitor 1. Ele nos convida ao serviço do Evangelho nos mais diferentes meios, de propagá-lo concretamente no dia a dia, onde quer que estejamos ou que o nosso itinerário vocacional nos leve a trilhar! Ele quer contar conosco, mesmo que por vezes sintamos ardor e outras vezes nos venha o temor.
Leitor 2. Não podemos desviar o nosso olhar do olhar de Jesus! Diz o Papa Francisco que “a fé nos permite, apesar das nossas fragilidades e limitações, caminhar ao encontro do Senhor Ressuscitado e vencer as próprias tempestades”.
T. “Coragem, não tenhais medo”! Jesus está ao nosso lado e, se O reconhecermos como único Senhor da nossa vida, Ele estende-nos a mão e agarra-nos para nos salvar. E então nossa vida, mesmo no meio das ondas abre-se ao louvor !”
Comentário: São Paulo nos ensina na Carta aos Efésios (1,12) que somos chamados a ser louvor da glória do Senhor! Sim, que tudo façamos para a maior glória do Senhor. Diz o Salmo: “Entrai por suas portas com cantos de ação de graças, pelos seus átrios com hinos de louvor” (99/100). O louvor deve marcar a vida de todos nós, vocacionados (as). Tenhamos o exemplo de Maria que, sentindo- se agradecida pelo olhar do Senhor, superou com fé medos e perturbações, abraçou com coragem a sua vocação e fez de sua vida um  pleno louvor. Por isso é que precisamos nos valer da intercessão dessa nossa querida mãe. É o que queremos  fazer, nesse momento, cantando: Mãe das vocações, escuta os filhos teus. Intercede por nós a Deus!

PRECES
O Cel.: Diante dos símbolos desta celebração, rezemos e oremos Lembra-nos o Papa Francisco em sua mensagem para o 57º dia Mundial de Oração pelas Vocações: diante do convite do Senhor a passarmos para outra margem, a avançarmos para águas mais profundas e a caminharmos sobre elas sem medo, é necessário que busquemos nos sustentar em sua graça. Por isso a cada pedido vamos rogar:
T. Senhor, dá-nos um coração repleto de gratidão, coragem e louvor!
L1. Senhor Jesus, que Tu sejas para o barco de nossa vida um farol luminoso que nos conduza ao porto seguro de tua vontade e nos ajude a sempre decidir por Ti: passar a “outras margens”, optando corajosamente por abandonar as próprias seguranças para seguir os teus passos. Rezemos.
L2: Senhor Jesus, ajuda-nos a ter um coração humilde que jamais esqueça de que a vitória não está em nossas próprias forças, mas vem de Ti! Que Tua graça e misericórdia nos acompanhem e indiquem a direção certa a seguir. Rezemos.
L3: Senhor Jesus, ajuda-nos a abandonar tudo aquilo que nos impede de caminhar, crescer e acolher a estrada que nos indicas. Rezemos.
L4. Senhor Jesus dá-nos a graça de viver para o louvor de vossa glória, a exemplo de Tua Mãe Maria Santíssima, que abraçando sua vocação fez de sua vida um cântico de louvor. Rezemos.

CANTO DO OFERTÓRIO (sugestão: O anseio de lançar as redes)

Antes da bênção final
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES (PAULO VI ) (colocar no telão)
Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda humanidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário