29 de abril de 2020

SANTO TERÇO PELAS VOCAÇÕES


DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU




Santo Terço Pelas Vocações



TEMA DO 57º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES -  
Tribulação, Gratidão Coragem e Louvor


Simbologia/ambiente – NOS PEQUENOS GRUPOS (PARÓQUIAS) E nas casas
* Mesa com uma toalha Branca, para quem estiver acompanhando em casa, pela Internet.
* Vela
* Bíblia
* Foto de nossos Bispos (se possível)
* Foto do seu Pároco (Se possível)
* Fotos – de sua Família
* Fotos de Religiosos e/ou religiosas de sua Paróquia
(Se houver)
* Cajado (se possível): Representando o Bom Pastor
* Sandálias
* Uma cartolina contendo as Palavras: Tribulação, Gratidão
    Coragem e Louvor

OBS: as pessoas poderão acompanhar de casa esse terço. Juntos, onde estivermos, seremos muitos em oração pelas vocações.  Fonte de pesquisa e inspiração: http://equipesav.blogspot.com/p/terco-vocacional_27.html

MISTÉRIOS VOCACIONAIS
* Creio
* Pai Nosso ....
* Três Ave Marias

Primeiro Mistério: A Busca: 
Então Jesus voltou-se para eles e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: 'A quem procurais? “Responderam-lhe: “Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?” Ele disse: 'Vinde e vede'. Eles foram, viram onde morava e ficaram com ele aquele dia. Eram quase quatro horas da tarde' (Jo 1,38-39). “Onde moras?” é a pergunta que os discípulos André e João colocavam. Ela não é mais do que a expressão de uma mesma busca que todos inquietamente fazemos: “onde está a felicidade?”. Por isso, vale sempre a pena re-colocar esta pergunta: você é feliz?
* Rezar um Pai Nosso e Dez  Ave Marias.

Canto Após o 1º Mistério:

NO MEU CORAÇÃO SINTO O CHAMADO FICO INQUIETO: PRECISO RESPONDER, ENTÃO PERGUNTO: "MESTRE, ONDE MORAS?" E ME RESPONDES QUE PRECISO CAMINHAR. SEGUINDO TEUS PASSOS, FAZENDO A HISTÓRIA, CONSTRUINDO O NOVO NO MEIO DO POVO. SEGUINDO TEUS PASSOS, FAZENDO A HISTÓRIA, CONSTRUINDO O NOVO NO MEIO DO POVO.  MESTRE, ONDE MORAS? MESTRE, ONDE ESTÁS?  NO MEIO DO POVO. VEM E VERÁS. NO MEIO DO POVO. VEM E VERÁS.


Segundo Mistério: O Chamado: 
E Jesus lhes disse: 'Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de homens'. Deixando imediatamente as redes, eles o seguiram” (Mc 1,17-18). Os discípulos percebem em Jesus Cristo algo de diferente, algo de autêntico e profundo e, por isso, aceitam deixar imediatamente as redes e segui-Lo. Quantas vezes ficamos agarrados àquilo que deixamos ou ao comodismo da mediocridade? E você? Já cruzastes com Cristo pelo caminho? Que tens feito perante o mesmo desafio?

* Rezar um Pai Nosso e Dez  Ave Marias.

Canto Após o 2º Mistério:
Me chamaste para caminhar na vida contigo. Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma.  É difícil agora viver sem lembrar-me de ti. Te amarei, Senhor, te amarei, Senhor. Eu só encontro a paz e a alegria Bem perto de ti.


Terceiro Mistério: O Seguimento: 
“Então Jesus disse aos discípulos: 'Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la'” (Mt 16,24-25). Rapidamente a resposta afirmativa ao chamamento que nos é feito por Jesus Cristo traz consequências: segui-Lo implica amá-Lo, e amá-Lo implica aprender a imitá-Lo. Assim, como caminho de felicidade (seja como leigos, como ministros ordenados, ou como religiosos) nos é apresentada a cruz. Já fizeste a experiência na tua vida de como é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se alcança a felicidade?
Rezar um Pai Nosso e Dez  Ave Marias.

Canto Após o 3º Mistério:

Cristo, quero ser instrumento de Tua. Paz e do Teu infinito amor. Onde houver ódio e rancor, que eu leve a concórdia, que eu leve o amor. Onde há ofensa que dói. Que eu leve o perdão. Onde houver a discórdia, que eu leve a união e Tua paz. Onde encontrar um irmão. A chorar de Tristeza. Sem ter voz e nem vez. Quero bem no seu coração. Semear alegria. Pra florir gratidão. Mestre, que eu saiba amar
Compreender, consolar e dar sem receber quero sempre mais perdoar trabalhar na conquista. E vitória da paz


Quarto Mistério: A Missão: 
“Ide, eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. [...] Quando entrardes numa cidade e vos receberem comei do que vos for servido, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O reino de Deus está próximo de vós’ (Lc 10, 3-9). Muitas vezes, somos colocados em contextos onde há muito pouca esperança. Porque é que tantas pessoas não conhecem a alegria de saber que o reino de Deus está perto de cada um de nós? Como tem sido o nosso testemunho enquanto cristãos? Como tem sido o nosso trabalho de engajamento em nossas comunidades?

* Rezar um Pai Nosso e Dez  Ave Marias.

Canto Após o 4º Mistério

Buscai primeiro o Reino de Deus. E a sua justiça. E tudo mais vos será acrescentado. Aleluia! Aleluia!

Não só de pão o homem viverá, Mas de toda palavra, Que procede da boca de Deus. Aleluia! Aleluia!

Se vos perseguem por causa de mim. Não esqueçais o porquê, Não é o servo maior que o Senhor. Aleluia! Aleluia!

Quer Comais, Quer bebais. Quer façais qualquer coisa, Tudo fazei para a glória de Deus. Aleluia! Aleluia!


Quinto Mistério: A Fidelidade Radical
“[...] As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. [...] “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos. [...] “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim” (Lc 57-62). Jesus Cristo, sacerdote único e eterno, faz com que nunca se apague em nós a certeza de que só permanecendo em Ti encontramos sentido para a vida.

* Rezar Um Pai Nosso e Dez Ave Marias

Canto Após o 5º Mistério

Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor!
Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor
Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor
Eis-me aqui, Senhor!

Concluir com a Salve Rainha e a Oração Vocacional
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES (PAULO VI )
Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda humanidade. Amém.



Logo Após a Conclusão do Terço – e antes da Bênção Final


Oração a Maria – Com o Papa Francisco

«À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».
Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.

Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma. Sustentai aqueles que estão angustiados por pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.
Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.
Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.
Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.
Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus.
Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e económicas com clarividência e espírito de solidariedade.
Maria Santíssima tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do género no futuro.
Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.
Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.
Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário