27 de junho de 2016

ORIENTAÇÕES PARA VISITA DA IMAGEM JUBILAR DE N. SRA. APARECIDA



- No Momento da chegada toda a comunidade acolhe a Imagem cantando em honra a N. Sra. Aparecida e todos entram na Capela entronizando a imagem peregrina até o lugar preparado. (Sugestão – Venho cantar meu canto)
- Prepara-se tudo para a celebração e então o comentarista faz a introdução que segue.

MOTIVAÇÃO INICIAL
A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”. Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas dioceses.
No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.
Hoje uma cópia dessa imagem visita a nossa comunidade. Vamos celebrar com alegria a presença da mãe que acompanha e orienta cada um de nós, que hoje queremos ser os discípulos e discípulas de Jesus.
Iniciemos esta Eucaristia festiva cantando.

I – INÍCIO DA MISSA
Padre: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T.: Amém.
Padre: Que a graça de nosso Senhor, Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco.
T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
L1: Esta é Maria, a Mãe de Jesus e Mãe nossa! Acolhemo-vos ó Maria em nossa comunidade, assim como fostes acolhida pelo Apóstolo que Jesus amava, ficai conosco ó Mãe e na humildade de nossa vida, sede Rainha e Defensora nossa!
Pe.: Viva Nossa Senhora Aparecida!
T.: Vivaaa!
L2: Senhor nós vos bendizemos por vossa Mãe Santíssima que vos amou fielmente e vos acompanhou por toda a vida! Ensinai-nos a amá-la como nossa Mãe e, fazei que seguindo o seu exemplo, possamos habitar junto de vós para sempre!
T.: (cantando) Magnificat, Magnificat, é o canto, de amor. Minh’alma, engrandece, a Deus, meu salvador!
L1: Ao celebrarmos a visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida em nossa comunidade, vos pedimos Senhor, de espírito contrito e humilde que sempre busquemos a intercessão da Santíssima Virgem por quem vos recebemos!
T.: (cantando) Magnificat, Magnificat, é o canto, de amor. Minh’alma, engrandece, a Deus, meu salvador!
L2: Conservai-nos em nossa Fé Católica, servindo-vos em vossa Santa Igreja, na comunhão com todos os homens e mulheres de boa vontade para a construção de um mundo melhor! Velai por nossos irmãos paroquianos, pelos nossos sacerdotes, pelas consagradas, pelos vocacionados e por todos os chamados à Messe!
T.: (cantando) Magnificat, Magnificat, é o canto, de amor. Minh’alma, engrandece, a Deus, meu salvador!
L1: Senhor Jesus por vossa Santíssima Mãe, a Senhora da Conceição Aparecida, ouvi as nossas preces e fazei-nos dóceis ao vosso amor para que possamos vos encontrar no rosto dos que sofrem e aparando-os sejamos dignos de vosso Reino!
T.: (cantando) Magnificat, Magnificat, é o canto, de amor. Minh’alma, engrandece, a Deus, meu salvador!
L2: Contemplando a imagem percebemos um detalhe de grande valor: a imagem da Senhora Aparecida, além de ser simples, pobre e negra, foi encontrada com as mãos unidas, postas em oração. É um convite e ao mesmo tempo um alerta para esta realidade tão importante em nossa vida: a oração. É preciso rezar sempre! É pela oração que conhecemos melhor a Deus como Pai e compreendemos que somos irmãos. Pela oração, encontramos alento para a vida, provamos o amor de Deus e encontramos o caminho que nos liberta do egoísmo.
T.: (cantando) Magnificat, Magnificat, é o canto, de amor. Minh’alma, engrandece, a Deus, meu salvador!

Continua-se a missa a partir do Ato Penitencial. Durante a semana usa-se a liturgia diária e no domingo a liturgia dominical.

CELEBRAÇÃO DE DESPEDIDA (Após os avisos)
Pe.: Esta é Maria a Mãe de Jesus e Mãe nossa! Como visitastes a Isabel, sabemos que agora também, ó Mãe, visitareis outra comunidade! Renovai no nosso coração a chama do vosso amor afim de que vossa presença nunca passe em nossas vidas! Aonde fordes ó Mãe, reanimai os fracos e cansados, reconduzais os perdidos e iluminai os tristes e abatidos! Amém.
L1.: É motivo de alegria para todos nós ter a imagem de Nossa Senhora Aparecida em nossa comunidade, a quem confiamos hoje nossos pedidos para apresentá-los a seu Filho Jesus Cristo. Nossa Senhora é modelo de evangelizadora: evangelizadora que vive no meio do povo, que reza pelas necessidades do povo e que mostra Jesus ao povo.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA
Senhor, tende piedade de nós. Senhor....
Cristo, tende piedade de nós. Cristo....
Senhor, tende piedade de nós. Senhor.....
Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe Imaculada,
Mãe intemerata,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra,
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de David,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos Confessores,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da Paz,

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

V/ Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Pe.: Oremos. Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos Vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da tristeza do século e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Oração Jubilar: 300 anos de Bênçãos
T.: Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso salvador. Recordai-vos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu como gratidão e fidelidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém.

T.: Ave Maria...

D.: Nossa Senhora Aparecida...
T.: Rogai por nós.

Canto: Dai-nos a bênção! Ò Mãe querida! Nossa Senhora Aparecida!

D.: O Senhor esteja conosco!
T.: Ele esta no meio de nós!
D.: Abençoai-nos Senhor, por intercessão da Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
T.: Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário