1 de outubro de 2013

Motivações para Outubro 2013

 
Neste ano temos a alegria de estar celebrando 30 anos de criação da Paróquia. Motivado pela nova igreja e pelo aumento do número de moradores, aos 19 de junho de 1983, D. Olívio Aurélio Fazza criou a paróquia N. Sra. Aparecida, desmembranda da Paróquia Sagrada Família de Nazaré de Ramilândia, tendo como primeiro pároco o Pe. Luiz Maffei (FN).
Desde então a fé foi sendo vivida, celebrada e testemunhada no dia-a-dia das famílias, pastorais e movimentos, tendo sempre à frente a inspiração e a devoção à Nossa Senhora Aparecida, como Mãe intercessora para todas as horas.
Maria é a continuadora da missão de seu Filho Jesus e deseja que o Evangelho faça em nós sua morada. É com essa motivação missionária que nós queremos viver o mês de outubro em nossa Paróquia: com a visitação da imagem peregrina pelas comunidades da paróquia e com a novena na matriz queremos viver essa experiência de Igreja paroquial que vive a unidade, que sai e vai ao encontro uns dos outros como verdadeiros discípulos-missinários de Jesus Cristo, testemunhando as maravilhas de Deus nestes 30 anos de vida Paroquial.
Assim, olhamos para as motivações para o Mês Missionário: Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis, São Francisco Xavier são três inspirações que nos motivam a viver o mês de outubro como missionário. Temos também o dia de N. Sra. Do Rosário e o Dia Mundial das Missões no dia 20 de outubro convidam-nos a vive como discípulos-missionários.
Essas motivações se tornam concretas em nossas comunidades que são convidadas a rezar todos os dias o terço missionário e a campanha missionário. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade (CF 2013) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), o tema da Campanha Missionária deste ano é “Juventude em Missão”. O lema tirado do profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), recorda que Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos. A juventude representa dinamismo e criatividade na tarefa missionária que precisa contar com todas as forças. É a fase das escolhas mais importantes na vida. A Igreja no Brasil pode e deve ajudar muito mais na Missão aqui e além-fronteiras, em especial, com a generosidade da sua juventude.
A Missão é a principal razão de ser da nossa Igreja e seus missionários e missionárias representam uma grande riqueza. A ação evangelizadora é a principal razão de ser da nossa Igreja e seus missionários e missionárias representam uma grande riqueza. Contudo, não podemos nos acomodar pensando que já chegamos à maturidade. Com a Campanha Missionária esperamos ajudar a despertar em nossos jovens o espírito de abertura, de desapego, da missão. Oxalá os jovens sintam a alegria e ocupem os espaços oferecidos com ações em benefício de outros. A Juventude Missionária se propõe a ajudar os jovens a viverem o carisma da Missão voltada para toda a humanidade e não só olhar ao seu redor.
A Campanha Missionária acontece durante o mês de outubro e procura envolver todos os cristãos, com os grupos e as comunidades. O objetivo é incentivar os cristãos viverem a solidariedade, a partilha e a ajuda mútua em todas as partes do mundo, seja na oração, no testemunho e na generosidade com a oferta. A coleta do Dia Mundial das Missões (este ano realizada nos dias 19 e 20 de outubro) é um dos objetivos da Campanha. Em nossa paróquia a Infância e Adolescência Missionária tem desempenhado um papel importantíssimo como sinal de mobilização e motivação missionária da comunidade. Vale à pena incentivar nossas crianças a participarem.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário