4 de setembro de 2019

SUGESTÕES PARA LITURGIA NO MÊS MISSIONÁRIO


SUGESTÕES PARA LITURGIA NO MÊS MISSIONÁRIO
Tema: Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo.

Propostas de Oração dos fiéis para os quatro domingos de outubro, Mês das Missões (Coleta Nacional nos dias 19 e 20 de outubro). Além das preces, indicamos também uma motivação para os Ritos Iniciais das celebrações. Sintam-se à vontade para adaptar os esquemas conforme a realidade do seu Folheto Litúrgico.

Oração para o Mês Missionário Extraordinário - Outubro 2019
Pai Nosso, O Teu Filho unigênito Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, confiou aos seus discípulos o mandato: “Ide e fazei discípulos todos os povos.
Recorda-nos que, pelo Batismo, tornamo-nos participantes da missão da Igreja. Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça de sermos testemunhas do Evangelho, corajosos e vigilantes, para que a missão confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada, encontre novas e eficazes expressões que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos possam encontrar-se com o amor e a misericórdia de Jesus Cristo, Ele que é Deus convosco, vive e reina na unidade do Espírito Santo, agora e para sempre.
Amém!

MOTIVAÇÕES E PRECES PARA OS DOMINGOS DO MÊS DE OUTUBRO

27º Domingo do Tempo Comum (6/10)
Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados e enviados. A Igreja de Cristo em missão no mundo. Somos interpelados a reavivar o dom da nossa fé e a abrir nossos corações à missão além-fronteiras. Pedimos a graça de vivenciarmos nossa vocação missionária no serviço solidário e gratuito ao próximo.

ORAÇÃO DOS FIÉIS
Ao Deus que nos chama continuamente e nos faz participantes da sua missão, rezemos com a confiança de filhos e filhas:
Todos: Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé!
1.        Fortalecei na fé o Papa Francisco para que ele continue com seu testemunho profético nos animando a ser uma Igreja em saída. Nós vos pedimos.
2.        Iluminai a vida Religiosa Consagrada na vivência alegre e autêntica de sua vocação missionária, sendo sal e fermento no meio do povo. Nós vos pedimos.
3.        Suscitai no coração da juventude o desejo por uma vida plena de sentimentos no seguimento de Jesus e serviço aos irmãos e irmãs. Nós vos pedimos.
4.        Sustentai na fé os missionários e missionários além-fronteiras, especialmente os que estão em locais de conflitos, guerras e catástrofes. Nós vos pedimos.
5.        Despertai em nós, Senhor, a sensibilidade e o compromisso para com as diversas ralidades de missão em nossa comunidade. Nós vos pedimos.

28º Domingo do Tempo Comum (13/10)
Irmãos e irmãs celebrando o mês missionário extraordinário, contemplamos o testemunho de Naamã, o sírio, que, reconhece a misericórdia de Deus e manifesta a gratidão ao se ver curado.
Jesus Cristo, o missionário do Pai, mais uma vez manifesta sua compaixão para com os que sofrem e vivem nas periferias. Ele acolhe os leprosos e lhes concede a graça da cura e os envia em missão.
Paulo, missionário de Jesus Cristo, é sinal de quem oferece sua vida acreditando que todos são chamados à salvação que vem de Jesus Cristo. O exemplo do missionário Paulo nos ajude a ser, como batizados, Igreja de Cristo em missão no mundo.

ORAÇÃO DOS FIÉIS
Ao Deus de amor misericordioso de onde brota toda missão, rezemos confiantes:

Todos: Fazei nos, Senhor, missionários da vossa misericórdia!
1.        Iluminai, Senhor, a vossa Igreja, Povo de Deus, com o nosso Papa Francisco, nossos bispos e os demais ministros ordenados e dai-lhes a graça de serem missionários da misericórdia, rezemos:
2.        Fortalecei, Senhor, todas as pessoas batizadas e fazei que sejam missionárias testemunhas da vossa misericórdia na família, no lugar onde mora, na comunidade eclesial da qual participam, no seu trabalho profissional e em outros setores da sociedade, rezemos:
3.        Animai, Senhor, cada uma das comunidades eclesiais com as pastorais, serviços, movimentos e equipes e concedei-lhes a graça de escutarem o grito dos que sofrem e irem sempre ao encontro de quem vive nas periferias existenciais, sociais e geográficas a fim de manifestar-lhes gestos de misericórdia e solidariedade, rezemos:
4.        Acompanhai, Senhor, os missionários e missionárias brasileiros, religiosos, cristãos leigos, seminaristas, padres, diáconos e bispos, que estão servindo em outras regiões e fora do Brasil, bem como aqueles(as) que vieram de outros países e são testemunhas da fé em Jesus Cristo no meio de nós. Ele que veio para salvar a vida das pessoas e não condenar, rezemos:
5.        Fazei, Senhor, que a exemplo de Maria, a Mãe Aparecida, estejamos sempre disponíveis para defender a vida das crianças e para cuidar especialmente daquelas pessoas que são batizadas mas ainda não estão convencidas de sua pertença e participação na vida da comunidade eclesial e de seu testemunho missionário na sociedade, rezemos:

29º Domingo do Tempo Comum (20/10)
Neste final de semana, celebramos o Dia Mundial das Missões. A cena do Evangelho descrita por Lucas destaca a “necessidade de rezar sempre, e nunca desistir”. Rezar é a primeira forma de cooperação missionária. Perseverando neste caminho, “Deus fará justiça bem depressa” no contexto atual, são multidões de pobres representados pelo grito da viúva. Todo batizado é enviado por Deus para fazer-se próximo dos que mais necessitam e clamam por justiça.

ORAÇÃO DOS FIÉIS
Como batizados e enviados para a missão no mundo, apresentamos ao Senhor nossos pedidos, dizendo:

Todos: Senhor, envia-nos em missão!
1.        Ajudai, Senhor, para que a Igreja, no mundo inteiro, seja fiel na vivência da sua vocação batismal missionária, e através da sua ação, colabore com a expansão do Vosso Reino até os confins da terra, rezemos:
2.        Sustentai, Senhor, com a Vossa graça, o Papa Francisco para que continue animando a Igreja no caminho da conversão missionária, rezemos:
3.        Suscitai, Senhor, em todos os batizados a vocação missionária, para que se sintam enviados ao mundo para testemunhar o Evangelho, nos ambientes onde Cristo não é conhecido e amado, rezemos:
4.        Ajudai, Senhor, os missionários que, por amor a Jesus, deixam a família e a pátria para servirem na missão além-fronteiras. Que nunca lhes faltem a coragem e a esperança, mesmo no meio de sofrimentos e perseguições, rezemos:
5.        Abençoai todas as iniciativas do Mês Missionário Extraordinário que promoveram a consciência da missão além-fronteiras e ajudaram no processo de renovação dando novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral, rezemos:
6.        Neste Dia Mundial das Missões, fazei, Senhor que os fiéis das nossas comunidades contribuam também financeiramente em favor da obra missionária em todo o mundo, rezemos:

30º Domingo do Tempo Comum (27/10)
Irmãos e irmãs, hoje, em Roma, encerrou-se o Sínodo da Pan-Amazônia. Foi para toda a Igreja um momento de graça e esperança. Caminhamos para o fim do Mês Missionário Extraordinário que refletiu sobre o tema: Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo. Que o Espírito de Deus nos ajude a continuar reavivando a missionariedade que recebemos no batismo.
O Evangelho de domingo apresenta-nos a postura de duas pessoas que sobem ao templo para rezar: um é fariseu, outro é cobrador de impostos. Somente um coração humilde que faz sua súplica com fé, reconhecendo-se pecador e necessitado da misericórdia de Deus, será exaltado. Rezemos para que o Senhor fortaleça com seu Espírito os missionários e missionárias presentes em diferentes lugares deste mundo, com a sua graça.

ORAÇÃO DOS FIÉIS
1.        Irmãos e irmãs, colocando nossa confiança na misericórdia e no amor de nosso Deus, apresentemos humildemente na Ele nossas preces:
Todos: Iluminai, Senhor, os nossos caminhos!
2.        Concedei ao Papa Francisco, Bispos, presbíteros, religiosos, religiosas, leigos e leigas a graça de guardar fielmente a fé que receberam no batismo, rezemos:
3.      Ensinai-nos a Vos servir assim como fez Vosso Filho Jesus, servindo a todos, sobretudo aos pobres excluídos e abandonados de nossa sociedade, rezemos:
4.    Fazei-nos perceber Vossa admirável companhia, mesmo quando nos perseguirem por causa da justiça e dai-nos Senhor a humildade necessária para que desça sobre nós o Vosso amor e a força necessária de sermos corajosos discípulos missionários, rezemos:
5.        Livrai-nos, Senhor, da autossuficiência e dai-nos a coragem de elevar a Vós uma oração que brota do coração arrependido, rezemos:
6.        Iluminai as comunidades para que se tornem verdadeiramente missionárias e que as reflexões do Sínodo Pan-Amazônico nos façam olhar com mais amor e compromisso para os povos originários que vivem na Amazônia, rezemos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário