6 de dezembro de 2018

Exame de Consciencia


EXAME DE CONSCIÊNCIA



ATENÇÃO: Conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica (N. 1450-l460): O Sacramento da Reconciliação requer uma disponibilidade tal do cristão que compreende os seguintes passos:
1º um diligente Exame de Consciência, conforme os 10 mandamentos de Deus e os 5 mandamentos da Igreja;
2º a Contrição (ou arrependimento), que é perfeita quando motivada pelo amor para com Deus; imperfeita se fundada no medo e em outros motivos;
3º fazer o propósito sincero de corrigir-se;
4º a Confissão, que consiste na acusação dos pecados feita perante o sacerdote;
5º a Penitência (ou satisfação), o cumprimento de certos atos de penitência que o confessor impôs ao penitente para a retratação.

Preparação para o Sacramento da Confissão/Reconciliação
Coloque-se diante de Deus. Ele quer acolhe-lo com seu grande amor. Pelo Espírito Santo Ele revela sua imensa misericórdia, compreende suas fraquezas e perdoa suas faltas, se confessadas com arrependimento.
            Faça o sinal da cruz e reze o Creio. Medite a Palavra de Deus: (Ef 1,3-7; Cl 3,1-17; 1Cor 13,1-7).
            Ore com estes textos bíblicos, expressando sua confiança no poder de Jesus e na força do Espírito Santo que, com sua Luz, nos revela nossos pecados. Agradeça ao Senhor por este momento, por sua Palavra que é viva e toca o seu coração, por tudo o que Ele tem feito por você e pelos outros e também por tudo aquilo que Ele ainda fará. Lembre-se de agradece-lo por sua Igreja, pelo sacerdote que irá atende-lo em confissão.
Diga a Jesus que está arrependido e que, quer fazer uma boa Confissão e começar uma nova vida.

MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS
1º. Amar a Deus sobre todas as coisas
- Escolhi Deus como o 1º da minha vida?
- Fiz minhas orações diárias?
- Fiz Leitura Bíblica várias vezes esta semana?
- Até que ponto tenho confiança em Deus?
- Desesperei-me alguma vez na hora do sofrimento?
- Frequentei macumba? Saravá? Fui no centro espírita? Mandei ver minha sorte? Consultei Horóscopo? Maçonaria?
- Fui supersticioso? - Usei amuletos? - Frequentei sessões Espíritas? - Usei de Bruxaria?
- Comunguei com pecados graves? - Li, assinei ou emprestei livros contrários à fé católica e a Deus? - Tenho rezado o suficiente? - Reclamei muito, fiz murmurações?

2º. Não tomar seu Santo Nome em vão
- Falo o nome de Deus à toa? - Emprego o nome de Deus em assuntos que não são importantes? - Roguei praga? Amaldiçoei alguém? - Jurei falso? - Cumpri promessa? - Blasfemei? – Jurei à toa usando o nome de Deus?

3º. Guardar Domingos e dias Santos de guarda: 08/12 – Imaculada Conceição; 25/12 – Natal; 01/01 – Maria Mãe de Deus; Corpus Christi
- Faltei a Missa ou ao Culto no Domingo ou em Dias Santos de Guarda?
- Como é minha participação nas celebrações: rezo, canto, participo de fato ou sou mero ouvinte?
- Trabalho nesses dias por ganância, ambição, avareza ou outros interesses pessoais?
- Respeitei o Dia do Senhor, indo na Igreja e ficando com a Família?
- Respeitei a Casa de Deus?
4º. Honrar Pai e Mãe
- Faltei com amor aos meus pais ou a meus filhos? - Dei mau exemplo? - Fui impaciente em casa? - Fui impaciente com a família? - Fui bruto ou estúpido? - Abandonei minha família? - Escandalizei meus filhos? - Dialoguei com meus filhos? - Agredi com palavras, gestos ou atos? - Já senti vergonha de meus pais? - Descuidei dos meus pais na velhice? - Vejo nos meus pais e nos meus superiores, representantes de Deus? - Falei mal da minha Igreja e dos seus ministros?

5º. Não Matar
- Atentei contra a vida do próximo? - Contra minha própria vida? - Dirigi embriagado ou abusei no volante? - Aconselhei, incentivei ou pratiquei aborto? - Colaborei de alguma forma para que alguém praticasse aborto? - Pus em perigo a saúde do próximo, vendendo alimentos ou remédios deteriorados? - Preocupo-me com a fome, com as doenças, com as guerras?
- Contribuí em palavras ou em ações para incentivar a luta de classes ou os preconceitos de raça, cor, religião ou até mesmo opções políticas radicais?

6º. Não pecar contra a castidade
- Falei palavrão? - Contei piadas sujas? - Tive desejos perniciosos consentidos? - Vi filmes ou fotos imorais ou pornográficos? - Pratiquei a masturbação? - Olhei maliciosamente? - Pratiquei ou incentivei o homossexualismo? - Ultrapassei limites no meu namoro? - Mantive relações pré-matrimoniais? - Aderi à modas escandalosas expondo inadequadamente o meu corpo? Tive pensamentos, desejos e/ou cometi adultério?

7º. Não Furtar
- Roubei coisa pequena ou grande? Que objetos ou coisas? - Fui egoísta? - Desviei dinheiro público? - Comprei objetos sabendo que eram roubados?
- Explorei os outros com aumento exagerado no preço das mercadorias? - Devolvi o roubado? Fui corrupto? Desviei coisas?

8º. Não levantar falso testemunho
- Calei perante a injustiça? Fui omisso? Menti? Fofoquei? Caluniei? Fui racista? Tive mágoa? Tive ódio? Tive raiva? Denunciei com ódio? Falei mal do outro? Violei segredos? Passei fofocas adiante?

9º. Não desejar a mulher do próximo
- Demonstrei interesse ou olhei maliciosamente para alguém? - Desejei a mulher do próximo? - Provoquei o ciúme ou a ira de alguém? - Fui motivo de desaveças entre casais? - Tive maus pensamentos consentidos? - Levei alguém a pecar? - Procurei ou cometi adultério?

10º. Não cobiçar as coisas alheias
- Pago aos meus empregados um salário justo? Desejei o que não me pertencia? Causei prejuízo à alguém? Fui invejoso? Cobicei as coisas alheias? Sou apegado à riquezas? Sou honesto no meu trabalho? Respeito o que é alheio? Não devolvi o que achei?

Palavra de Deus:
“Um doutor da Lei estava aí, e ouviu a discussão. Vendo que Jesus tinha respondido bem, aproximou-se dele e perguntou: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «o primeiro mandamento é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois».” (Mc 12,28-31)

MANDAMENTOS DA IGREJA
Participei de Missa ou Culto inteiros aos Domingos e dias santos de guarda?
Confessei ao menos uma vez por ano ou estou comungando a anos sem me confessar?
3° Comunguei ao menos pela Páscoa da Ressurreição?
4° Jejuei e abstive-me de carne, quando mandou a Igreja?
5° Contribuí com meu Dízimo corretamente (pelo menos 1% do que ganho)? Recusei assumir algum cargo de responsabilidade para ajudar a comunidade?

Os Sete Pecados Capitais
Soberba
Fui orgulhoso? Desprezei o meu próximo? Revoltei-me contra alguma autoridade legítima (pais, superiores)?
Avareza
Sou muito apegado ao dinheiro e às coisas materiais? Deixo de comprar o necessário aos meus familiares e dependentes? Gastei com coisas supérfluas? Importo-me em ajudar as pessoas carentes e necessitadas? Busquei o luxo somente para aparecer?
Luxúria
Conservo impurezas em meu coração? Alimento pensamentos ou deixo-me conduzir pela sensualidade?
Ira
Irrito-me facilmente quando sou contrariado? Fui vingativo? Fui rancoroso? Fui agressivo? Fui violento?
Gula
Embriaguei-me algumas vezes? Perdi muito tempo diante da TV ou na Internet? Fumo em demasia? Excedo-me na comida? Na bebida?
Inveja
Fiquei magoado ou entristecido com o sucesso do meu próximo? Tive inveja dos outros? Desejei mal a alguém? Fui ciumento(a)?
Preguiça
Tive preguiça de trabalhar ou ir à Missa e Culto? Ao invés de procurar fazer as coisas mais importantes, que exigem de mim maior sacrificio, entreguei-me à pratica de outras mais simples e menos urgentes? Deixei de evangelizar meu irmão? Não lutei para vencer as tentações? Me deixei influenciar por lugares ou pessoas que me levaram a pecar?

Após a Preparação
Peça perdão sincero à Deus, ofereça a Ele o seu arrependimento por ter pecado, e faça o propósito de lutar contra o mal e as tentações, e de se corrigir.
Coloque sua confiança em Cristo Jesus, Nosso Senhor e peça a ajuda de Nossa Senhora, e não se deixe levar por "complexo de culpa" ou de auto-condenação. Jesus espera que você confesse os seus pecados com sinceridade e lealdade, recebendo a absolvição (Jo 20,23) e fazendo penitência em reparação dos erros.
Reze o Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória e o Ato de Contrição: "Meu Deus, eu me arrependo sinceramente de todos os pecados que já cometi durante a minha vida. Daqueles que me lembro agora e daqueles que eu esqueci. Muito arrependido(a) peço o vosso perdão, a vossa misericórdia. Vou me esforçar. Ajuda-me Senhor a não mais pecar".

Terminada a Confissão
Volte-se ao Senhor para agradecer e fazer a penitência determinada pelo sacerdote; se possível, diante do Sacrário (O "Santíssimo"). Renove seu compromisso de ser bom cristão, diante de Jesus e confirme o seu desejo de melhorar a cada dia. Para isso leia a Bíblia e vá a Missa.
Um bom Exame de Consciência, muito contribui para o crescimento espiritual de cada um. Você pode fazer um bom Exame de Consciência todos os dias antes do repouso diário. Ainda que por alguns minutos, é bom perguntar-se sobre as ações realizadas durante o seu dia: o que mais teria agradado a Deus? E o que O teria desagradado? Implore pela intercessão de Maria. Peça o auxílio e a graça do Espírito Santo para permanecer em estado de graça. Mesmo com pecados leves, busque a confissão mais vezes no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário